Kilamba24horas

Tornados nos Estados Unidos já mataram mais de 80 pessoas

 Tornados nos Estados Unidos já mataram mais de 80 pessoas

Os tornados devastadores que atingiram seis estados norte-americanos na sexta-feira e sábado mataram mais de 80 pessoas e transformaram centenas de prédios e estradas em escombros.

Só no Kentucky, o governador lamentou a morte de 70 pessoas, numa noite que descreveu como “uma das mais difíceis da história” do estado.

Além de terem ceifado dezenas de vidas, os ventos fortes que se fizeram sentir no Kentucky fizeram desabar uma fábrica de velas. Já em Illinois, um armazém da Amazon ficou totalmente destruído e no Arkansas um lar de idosos foi dos edifícios mais afectados.

De acordo com a imprensa internacional, foram mais de 30 os tornados que atingiram, pelo menos, seis estados norte-americanos nas últimas horas. Além do Kentucky, Illinois e Arkansas, também o Missouri, Tennessee e Mississipi foram afectados.

As imagens que chegam dos EUA são chocantes. Um mar de destruição, difícil de descrever. Além de terem de lidar com os mortos, desaparecidos e a desolação, os norte-americanos receavam que, ontem, domingo, as previsões dos meteorologistas se concretizem com novos tornados a atingir o Centro e Sul do país.

O Presidente dos EUA, Joe Biden, declarou situação de emergência em Kentucky, depois que a região foi atingida pelos tornados que mataram pelo menos 70 pessoas só naquele estado, segundo o governador Andy Beshear.

Ele chamou os eventos de “piores devastadores e mais mortais tornados da história do Kentucky”, falando em entrevista coletiva em Bowling Green neste sábado. Beshear acredita que o número de mortos será superior a 100.

Joe Biden havia falado anteriormente com os governadores de cinco dos estados atingidos pelos tornados — Arkansas, Illinois, Kentucky, Missouri e Tennessee — para expressar condolências e um compromisso de entregar ajuda rapidamente. O Presidente norte-americano já anunciou uma visita ao Kentucky, um dos estados mais afectados pela tempestade.