Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Construções ilegais nos prédios da Centralidade comprometem a vida útil das infraestruturas, alerta arquitecto
O arquitecto angolano Manuel Santos, em entrevista ao KILAMBA 24 HORAS, alerta aos moradores da Centralidade do Kilamba a ter consciência que construções ilegais ao redor dos prédios comprometem a estrutura dos respectivos edifícios.
Em declarações à nossa redacção, o arquitecto sublinhou que a Centralidade do Kilamba foi construída com zonas já planeadas para albergar escolas, hospitais, centros comerciais, dentre outras, por parte do governo, de modo a evitar a construção de “puxadinhos” ao redor dos prédios.
De acordo com o arquitecto, as construções devem estar orientadas em planos directores definidos pelo Estado para um desenvolvimento urbano sustentável.
“Os moradores devem ter consciência que com construções ilegais ao redor dos prédios poderão perigar a vida útil dos prédios” – salientou.
Segundo disse, as questões de sustentabilidade nos programas de reconstrução de uma cidade devem ser bem articuladas, visando o bem-estar dos referidos habitantes.
Manuel Santos sublinhou que os planos directores ou urbanísticos orientam a forma como as áreas urbanas vão se desenvolver, pensando em todos os aspectos como o lazer.
Disse, por outro lado, que a Administração do Kilamba deve redobrar o número de fiscais em toda a Centralidade para o controlo e combate das construções ilegais ao redor dos prédios, bem como realizar-se palestras de sensibilização sobre o assunto.