Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Ravina ameaça cortar acesso à Centralidade KK-5000
Uma ravina de grandes dimensões ameaça cortar a circulação rodoviária que dá acesso à Centralidade do KK-5000, no município de Belas, em Luanda.
A ravina, com cerca quatro metros de profundidades e 40 de cumprimento, esta localizada próximo da bacia de retenção de águas residuais do KK-5000 e já atingiu um lado da faixa da estrada em terra abatida, no sentido distrito do Quenguela e comuna da Barra do Cuanza.
Em declarações ao KILAMBA 24 HORAS, alguns automobilistas que fazem o percurso KK-5000/Bita Tanque mostram-se preocupados com a progressão da ravina e pedem a intervenção urgente das autoridades competentes.
Jonas da Conceição, taxista, disse que a ravina teve a sua progressão em função das últimas enxurradas, situação que está a inquietar os automobilistas que circulam no referido troço rodoviário.
Acrescentou que a estrada, apesar de ter sido intervencionada este ano, clama por uma reabilitação urgente para se acabar com os buracos e crateras existentes em alguns pontos do traçado, criados pelas últimas chuvas.
” Circular actualmente nesta zona exige muita prudência por parte dos automobilistas, devido ao surgimento desta ravina, principalmente à noite”, referiu a cidadã Joaquina Jamba.
Responsáveis pela área técnica da Administração Municipal de Belas disseram que estão ao corrente da situação e em contacto permanente com as estruturas centrais para o estancamento desta ravina.
Pelo menos dez ravinas abertas pela chuva foram estancadas, nos últimos oito dias, pela Administração Municipal de Belas, em Luanda, na berma da EN-100/sul nos distritos urbanos do Morro dos Veados e Ramiros.
O município de Belas é composto por seis distritos urbanos, nomeadamente Kilamba (sede municipal), Morro dos Veados, Cabolombo, Quenguela, Vila Verde e Ramiros, e pela comuna da Barra do Cuanza.
A circunscrição tem uma população estimada em 700 mil habitantes, representando 7,29% do total da província de Luanda e está limitado pelos rios Curinge, Cuanza, Oceano Atlântico, parte da Avenida Fidel de Castro Ruz e município de Belas.
O município tem uma superfície de 900 mil 42 quilómetros quadrados