Kilamba24horas

SIC desmantela grupo de marginais no município de Belas

 SIC desmantela grupo de marginais no município de Belas

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, segunda-feira, em Luanda, quatro indivíduos, com idades compreendidas entre 22 e 32 anos, sob suspeita de envolvimento nos crimes de associação criminosa, ameaças de morte e roubos qualificados, no município de Belas.

O porta-voz do SIC em Luanda, superintendente-chefe Fernando de Carvalho, disse que, durante o período em referência, foi, também, detido um indivíduo, de 32 anos, sob suspeita de envolvimento no crime de roubo qualificado de uma viatura de marca ISUZU, de cor cinzenta.

O referido crime ocorreu no dia 16 de Setembro de 2023, por volta das 21 horas, na zona verde, avenida Fidel Castro (via expressa), tendo sido lesado um cidadão de 67 anos.

Normalmente, adiantou, o lesado fazia serviço de táxi e o detido e mais um comparsa (em fuga) se fizeram passar por passageiros e ao longo do percurso, sob ameaças de morte, com uma arma artesanal, forçaram a vítima a abandonar a viatura.

Fernando de Carvalho explicou que foi, também, detido um indivíduo, de 27 anos, implicado no crime de roubo de duas motorizadas, no passado dia nove, no bairro Vila Flor, rua dos Ramiros, no interior de uma residência, tendo sido lesado um cidadão de 27 anos, mototaxista.

O indivíduo em causa é suspeito de roubo de 255.000.00 kwanzas, no interior de uma residência, de uma motorizada, na via pública, duas mascotes de ouro e de um telemóvel de marca Samsung A10, com recurso à uma arma de fogo.

Durante o período em análise, acrescentou, foi desmantelada uma associação criminosa, composta por três elementos, com idades compreendidas entre 24 e 29 anos, implicados no roubo qualificado de uma motorizada, no distrito do “Cabolombo”, tendo sido lesado uma cidadã de 32 anos.

“A lesada foi interpelada na porta da sua residência, por dois cidadãos transportados por uma motorizada de marca “LING KENG” e munidos de uma arma de fogo do tipo AKM, com a qual efectuaram dois disparos e sob ameaças de morte subtraíram o referido meio”.

O porta-voz do SIC em Luanda deu a conhecer que os detidos já foram apresentados ao Ministério Público e ao juiz de Garantias, que, pela gravidade dos casos, aplicaram a medidas de coação mais gravosa: a prisão preventiva.