Kilamba24horas

Sector da saúde do Distrito Urbano do Kilamba vai sofrer “grandes” transformações

 Sector da saúde do Distrito Urbano do Kilamba vai sofrer “grandes” transformações

O sector da saúde do Distrito Urbano do Kilamba vai sofrer “grandes” transformações, nos próximos tempos, segundo o Administrador do Distrito, Hélio Aragão.

Falando nas festividades dos 12 anos de existência da Centralidade do Kilamba, o gestor destacou a construção do hospital dos Queimados, que vai ter capacidade para 250 camas e atender dez especialidades, entre as quais, pediatria, cirurgia, ortopedia, medicina interna e laboratório, além de uma área específica para casos de queimaduras.

Segundo informações que o KILAMBA 24 HORAS apurou, o hospital está a ser construído junto do Largo do Jardim dos Noivos, em frente ao Quarteirão D, onde para os moradores consultados pela nossa reportagem, a instituição de saúde chega em boa hora, tendo em conta que aquela parcela de Luanda carece dos referidos serviços.

A Centralidade do Kilamba, projectada para cerca de 300 mil habitantes, conta apenas com um centro de saúde de referência, que funciona em instalações improvisadas e enfrenta muitas dificuldades para atender a população, quer da sede do distrito, quer dos bairros periféricos.

O centro de saúde do Kilamba ainda não oferece as condições necessárias para garantir um atendimento mais adequado aos cidadãos, sendo que também atende pacientes de outras partes de Luanda.

O centro tem uma maternidade que realiza vários partos por dia e tem capacidade de internar 20 pacientes. Outro problema vivido no centro é a falta de equipamentos, principalmente, de laboratório.

Em relação à segurança da Centralidade do Kilamba, a administração recentemente ofereceu 15 motorizadas para apoiar a Polícia Nacional, no sentido de reforçar o patrulhamento.