Kilamba24horas

Moradores do Vila Verde pedem mais empenho dos Directores das escolas neste ano lectivo

 Moradores do Vila Verde pedem mais empenho dos Directores das escolas neste ano lectivo

Os moradores do Distrito Urbano de Vila Verde pedem mais empenho dos Directores das escolas do território neste ano lectivo 2023/2024, como incentivar o desporto e a cultura nas escolas para um melhor aproevitamento dos alunos.

Ao falarem para os jornalistas do KILAMBA 24 HORAS, os municipes dizem que “os gestores das escolas do Vila Verde não facilitam em nada”, por isso pedem mais empenho dos mesmos.

“Como encarregada de educação, peço que os directores criam políticas para contrapor o nível de violência aqui nas escolas da Vila Verde, para que os nossos filhos possam estudar em paz”, disse a moradora Cristina Pegado.

O acto provincial de abertura do ano lectivo 2023/24 de Luanda acontece neste dia 01 de Setembro no bairro Mayé-Mayé, município de Cacuaco, revelou o chefe do Gabinete da Directora Provincial da Educação de Luanda (GDPEL).

Luís Valério disse que foram criadas as condições necessárias para o início das aulas na próxima segunda-feira, dia 4 de Setembro.

O chefe do GDPEL anunciou ainda que para este ano lectivo a província de Luanda vai contar com 792 escolas, incluindo os liceus José Diogo Ventura e Mateus “Pelé do Zangado”.

Luís Valério informou que vão entrar pela primeira vez no sistema de ensino de Luanda 20 mil alunos na classe de iniciação, tendo recebido o Gabinete Provincial da Educação de Luanda um somatório de 119 mil novos estudantes.

Em relação ao número de professores, reconheceu que apesar do GDPEL ter registado na sua base de dados 28 mil docentes, apenas 24 mil vão leccionar este ano.

“Precisamos de mais 5 mil docentes, para o quadro de didácticos. O número de professores é um problema. A quota para a província é muito reduzida, comparativamente aos números que precisamos”, lamentou.

O ano lectivo 2023/24 começa amanhã e termina no dia 31 de Julho de 2024.