Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Kilamba entre os novos municípios de Luanda na nova Divisão Político-Administrativa
Kilamba será um dos novos municípios da província de Luanda na nova Divisão Político-Administrativa, que foi aprovada recentemente pela Assembleia Nacional, onde o país terá que 20 províncias e 325 municípios e 375 comunas.
Com a nova Divisão Político-Administrativa, Angola passará a ser constituída por 20 (vinte) províncias, 325 (trezentos e vinte e cinco) municípios e 375 (trezentos e setenta e cinco) comunas.
Para o caso de Luanda, a DPA prevê criação de novos municípios, nomeadamente Kilamba, Estalagem e Calumbo, este último que vai reunir os bairros do Zango 1, 2, 3, 4 e 5.
A presente proposta de lei do ponto de vista económico e social prevê alguns benefícios como a redução das desigualdades e dos índices de pobreza no seio das populações.
A Proposta de Lei da Divisão Político-Administrativa dispõe de uma parte preambular e outra dispositiva, sistematizada em 22 capítulos, 40 secções e 514 artigos.
Na ocasião, o ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, ressaltou o facto de a oposição ter demonstrado, ao longo do debate parlamentar, uma obsessão (preocupação excessiva) pela institucionalização das autarquias, o que acabou por desviar o tema que esteve sobre à mesa.
“Quando trouxemos a abordagem sobre a questão sobre a Divisão político-administrativa, não quisemos confundi-la com a questão da implementação das autarquias, estamos a falar da organização do território, que existe quer num cenário de autarquias quer num cenário de administração local do Estado”, explicou.