Kilamba24horas

Elon Musk ataca Bernie Sanders. “Esqueço-me que ainda está vivo”

 Elon Musk ataca Bernie Sanders. “Esqueço-me que ainda está vivo”

O bilionário da tecnologia Elon Musk conhecido pelos seus tweets controversos, voltou à rede social para, desta vez, fazer do senador Bernie Sanders o seu alvo. “Esqueço-me que ainda está vivo”, escreveu o fundador da Tesla, no domingo de manhã, em resposta ao tweet de Sanders onde referia que “temos de exigir que os extremamente ricos paguem a sua justa parte. Ponto final”.

“Queres que venda mais ações, Bernie? Basta dizeres”, acrescentou uma hora depois.

Musk está, certamente, dentro dos parâmetros de Bernie Sanders para os “extremamente ricos” – é a pessoa mais rica do mundo com um património líquido de 285 mil milhões de dólares, segundo o Índice de Bilionários feito pela Bloomberg.

O bilionário acabou a semana, conta a CNN, a vender um total de 6,9 mil milhões de dólares em ações da Tesla. Isso perfaz menos de 4% das ações que detém diretamente e menos de 3% se se incluir todas as opções que tem para comprar ações adicionais. A venda surgiu depois de ter perguntado aos utilizadores do Twitter se deveria vender 10% da sua participação na Tesla para pagar impostos – 58% dos votantes responderam que sim.

Depois disto, as ações da Tesla tiveram, na semana passada, a pior semana em bolsa em mais de um ano e desde que a pandemia começou em março de 2020. Na última semana a tecnológica desvalorizou 15,4%.

Tributar riqueza extrema é uma grande parte da plataforma de Sanders. Como presidente do comité de orçamento do Senado, propôs um imposto anual sobre o 0,1% das famílias americanas, que, afirma, levantará cerca de 4,35 triliões de dólares na próxima década e reduzirá a riqueza dos bilionários pela metade num espaço de 15 anos. Deseja também implementar políticas de fiscalização sobre os impostos à riqueza propostos.