Kilamba24horas

Diretor da central de Zaporíjia terá sido libertado pelas forças russas

 Diretor da central de Zaporíjia terá sido libertado pelas forças russas

Ihor Murashov, diretor da central nuclear de Zaporíjia (Zaporizhzhia), terá sido libertado esta segunda-feira, após ter sido capturado pelas forças russas, na sexta-feira.

“Saúdo a libertação de Ihor Murashov, diretor-geral da central nuclear de Zaporíjia, na Ucrânia. Recebi confirmação de que o Murashov voltou para junto sua família em segurança”, lê-se na publicação.

Murashov terá sido detido por uma patrulha russa, na sexta-feira, enquanto viajava de Zaporíjia para Enerhodar, onde grande parte dos funcionários da central vivem, de acordo com a Ucrânia.

No sábado, a AIEA revelou ter contactado as “autoridades responsáveis”, sem mencionar Moscovo, detalhando ter sido informada de que Murashov estaria “temporariamente detido”, diz a agência Reuters.

Para o organismo, a detenção do diretor-geral “tem um impacto sério e imediato na tomada de decisões que asseguram a segurança da central nuclear”.

Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia condenou “com veemência a detenção ilegal” daquele responsável, acusando a Rússia de ter sequestrado o diretor da central nuclear da Zaporíjia horas depois de o presidente russo, Vladimir Putin, ter formalizado a anexação daquela região ucraniana.

Recorde-se que situação na central nuclear de Zaporíjia tem causado preocupação generalizada desde o início da guerra, com ucranianos e russos a acusarem-se mutuamente de ataques contra o complexo, que podem causar um desastre nuclear.