Kilamba24horas

Constantes faltas dos professores da escola pública do Bairro Bela Vista irrita encarregados de educação

 Constantes faltas dos professores da escola pública do Bairro Bela Vista irrita encarregados de educação

Os moradores do Bairro Bela Vista, no Distrito do Morro dos Veados, reclamam da péssima prestação dos professores da escola pública da localidade, em entrevista aos jornalistas do KILAMBA 24 HORAS.

“Penso que a Direcção Municipal da Educação deve fazer alguma coisa, prestar atenção aos professores colocados na única escola pública do Bairro Bela Vista, onde os alunos ficam muitos dias sem aulas pelo facto dos docentes faltarem”, disse o morador Osvaldo Manuel.

Os municipes que falavam no final de um encontro entre as direcções municipaís da educação e da acção social, juntando os 24 gestores dos centros infantis do Distrito Urbano do Kilamba.

Nós últimos tempos, o sector da educação tem constituido um dos principais factores para o desenvolvimento sustentável de um país. Por isso, este sector, a par do da Saúde, é dos prioritários para o Executivo.

Para se ter uma ideia, o Orçamento Geral do Estado (OGE) do ano em curso contempla uma forte aposta na Educação, com o ensino primário e secundário no centro das atenções.

Com 1,5 biliões de kwanzas destinadas ao sector, o OGE de 2023 contemplou uma fatia de 494,1 mil milhões de kwanzas para o ensino primário, contra os 55,3 mil milhões de 2022. O ensino secundário deu um grande salto, saindo dos 17,3 mil milhões do ano passado, para os 652,9 mil milhões previstos no OGE de 2023. Já o ensino pré-escolar está contemplado com 5,2 mil milhões de kwanzas, contra os 194,3 milhões do ano anterior.