Kilamba24horas

Comarca de Belas registra aumento de processos-crimes no ano de 2022

 Comarca de Belas registra aumento de processos-crimes no ano de 2022

A Comarca de Belas registrou um grande aumento de processos-crimes no ano de 2022, de acordo com a sub-procuradora Eugénia Santos, responsável pela referida circunscrição, onde exigiu enormes sacrifícios dos magistrados, para atender a procura, que “sobe exponencialmente, em comparação com o último ano”.

Segundo a sub-procuradora, a título de comparação, no ano passado, período que o país esteve mergulha-do na pandemia da Covid-19, foram recebidos apenas quatro mil e quatrocentos e noventa (4490) processos-crime, contra os cinco mil e sete (5007) registados de Janeiro a Novembro do ano vigente.

“Temos muitos poucos magistrados para uma procura processual extremamente numerosa”, lamentou, esclarecendo que dos crimes mais comuns foram os “abusos sexuais de menores, violência sexual e doméstica, roubos e homicídios”.

No âmbito da capacidade de cultura jurídica e de aproximação da justiça aos cidadãos, acrescentou, a PGR implementou o programa “Fala com o Procurador”, que proporcionou o melhor aconselhamento jurídico e busca de soluções para diversos problemas.

Para o procurador-geral Adjunto da República e coordenador da Região Judiciária de Cabinda, Bengo e Luanda, João Luís de Freitas Coelho, a atenção diferenciada demonstrada ao sector da Justiça, pelos Governos provinciais, nas Regiões Judiciárias em referência, serve de acalentador para o futuro.

“É uma prova da grande preocupação com a melhoria do sector da Justiça na região”, afirmou.