Kilamba24horas

Campeonato feminino de Andebol adiado devido ao luto

 Campeonato feminino de Andebol adiado devido ao luto

Depois do adiamento do início do Campeonato Nacional sénior feminino de andebol, o Governo Provincial da Huíla e a direcção da Federação Angolana da modalidade, garantiram, este sábado, condições para a permanência dos 11 clubes naquela província.

Agendada inicialmente para o período de 9 a 19 do corrente, na cidade do Lubango, a prova começa a ser disputada somente depois do término do luto nacional decretado, devido à morte, na sexta-feira, do ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, por doença, em Barcelona.

O presidente da Associação Provincial de Andebol da Huíla, Euclides Afonso, afirmou que o Governo local garante todas as condições, quer logísticas quer de alojamento, para que todas as delegações permaneçam na província até o arranque da competição.

“Temos, na cidade do Lubango, aproximadamente mais de 250 pessoas, entre atletas e dirigentes desportivos, vindas das províncias de Luanda, Namibe, Benguela e Cabinda, e estão todas interessadas em permanecer até à remarcação e início da prova”, disse.

Euclides Afonso assegurou que para minimizar os custos, o Governo da Huíla, comprometeu-se, entre outros aspectos, a realojar as equipas nos internatos, sobretudo aquelas com pouca capacidade financeira, que devido ao adiamento, viram o orçamento alterado.

O dirigente aventou a possibilidade das equipas do Namibe regressarem, dada a proximidade geográfica com a cidade do Lubango, palco da 43ª edição do Campeonato Nacional de andebol.

Euclides disse que no encontro mantido ontem, com o governador da Huíla, Nuno Mahapi Dala, ficou assegurada, além da logística e do alojamento,  assistência médica e medicamentosa, e transporte caso haja necessidade.

Ontem (sábado), todas as equipas realizaram treinos para  manutenção, adaptação ao clima e recinto de jogo, Pavilhão Multiusos Nossa Senhora do Monte.

Ainda ontem, o presidente da Federação Angolana de Andebol (FAAND), José Amaral Júnior “Maninho” reuniu-se, com todos os representantes dos clubes participantes da prova. Na ocasião foram abordados aspectos inerentes à alteração da competição.