Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Belas fora dos municípios mais pobres da província de Luanda
O município de Belas está fora dos municípios mais pobres da província de Luanda, segundo a Ministra da Edução, Luísa Grilo, falando sobre o Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos (PAT II) prevê disponibilizar, ainda este ano, cerca de 170 mil bolsas de estudo em todo o país.
Segundo a dirigente, Belas não faz parte dos municípios mais pobres de Luanda pelo que não terá a implementação do programa, diferentemente municípios de Icolo e Bengo, Viana e Kilamba Kiaxi, por serem os mais vulneráveis da província.
Os municípios, continuou a ministra, são escolhidos com base num estudo prévio que mostra a vulnerabilidade e os grandes números de abandono escolar da faixa etária de crianças dos 13 e 14 anos, que estão a ingressar no I Ciclo do Ensino Secundário, sendo que o município de Belas não faz parte.
o PAT II está a trabalhar em parceria com alguns departamentos ministeriais, no domínio da saúde escolar para os jovens angolanos, expansão do ensino de jovens e adultos, atribuição de bolsas de estudo a meninas e meninos, construção e reabilitação de escolas, formação de professores e gestores escolares, gestão e melhoria do projecto e no desenvolvimento de capacidades de gestão dos quadros locais, para o alcance dos objectivos preconizados.
Segundo a ministra, estão a cumprir com as metas preconizadas, porque das 21 mil bolsas do projecto, a Comissão já disponibilizou cerca de 20 mil. Explicou que o critério da atribuição da bolsa é estar matriculado na sétima, oitava e nona classes, e que, nos municípios por onde passam, independentemente do número de escolas do primeiro ciclo, todos os alunos são beneficiados.