Kilamba24horas

Angola termina com sexto melhor ataque do AfroCAN

 Angola termina com sexto melhor ataque do AfroCAN

Longe dos tempos em que dominava de modo geral e individual, os dados estatísticos da FIBA-África, Angola terminou, com média de 65,8 pontos, na sexta posição como Selecção com o melhor ataque, entre as 12 que disputaram a segunda edição do Campeonato Africano das Nações sénior masculino de basquetebol, AfroCAN, Luanda´2023.

A lista é liderada pela República Democrática do Congo (RDC), com média de 72,6 pontos convertidos, 418, no geral.

No segundo lugar ficou o Rwanda, 69,7, com um total de 418 pontos convertidos. O terceiro posto é ocupado pela Côte d´Ivoire, 68,2, 409 pontos marcados, no quarto está a Tunísia, com 67 de média e saldo de 335, ao passo que Marrocos, quinto, obteve 66,3 fruto de 398 pontos. O “cinco” nacional, às ordens de Aníbal Moreira, terminou a competição com 329 pontos.

A selecção menos produtiva foi a do Mali, ao marcar 169, média de 56,3. Da lista de 124 jogadores, destaque para a 12ª posição onde está perfilado o extremo e capitão da Selecção, Glofate Buiamba, 1,97 metros, 23 anos.

Glofate ocupa o lugar por ter sido utilizado durante 25,2 minutos por jogo. O jogador do Petro de Luanda agregou ainda a conta pessoal, 58 pontos. O congolês democrata Evariste Shonganya, com 32,9 minutos, foi o mais utilizado e o melhor marcador da competição destinada a jogadores dos distintos campeonatos africanos.

Angola integrou o Grupo B, ao lado da Nigéria e do Mali. No A estiveram Côte d´Ivoire, Quénia e Gabão, no C Tunísia, Marrocos e Rwanda, eram as adversárias, e no D defrontaram-se República Democrática do Congo, detentora do título, Moçambique e Camarões.