Kilamba24horas

Vias do Município de Belas alvos de reabilitação

 Vias do Município de Belas alvos de reabilitação

As autoridades administrativas do município de Belas estão a imprimir nas ultimas semanas acções que visa acelerar a reabilitação de vias estruturantes, secundarias e terciárias, danificadas pelas chuvas.

Os trabalhos estão a ser executados por uma brigada de técnicos, apoiados por um  kit de 14 máquinas adquiridas, ao abrigo do Planto Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Entre as obras concluídas destacam-se a remoção de resíduos sólidos que impediam a evacuação de águas das chuvas no rio Wala, em direcção aos bairros da Tendas, Salinas/mar, reabilitação da rua dos três Embondeiros e estancamento de ravinas ao longo da EN-100/sul nos distritos urbanos do Cabolombo, Morro dos Veados e Ramiros.

A brigada já efectuou trabalhos de terraplanagem em vias de acesso nos bairros Acongo, Tombo, Quenguela-2 e Tanque Serra na comuna da Barra do Cuanza e distritos urbanos de Quenguela e Kilamba

O administrador de Belas, Arlindo dos Santos, disse que a acção faz parte de um plano de contingência, depois das chuvas, como foco a melhoria da imagem do município e promoção do bem-estar da população.

De acordo com o administrador, foi concebido um programa que deverá ser cumprido com intervenção em vias degradadas, para torná-las transitáveis, tanto por viaturas, como por pessoas.

Fazem parte da reabilitação, outras estradas como a  23 de Março e a  Uanhenga Xitu, que liga a Zona Verde e o Tanque-1, desembocando pela Avenida Fidel de Castro Ruz, Zona Verde-3, Macuia, Mundial, Kididi, Salina, Macuia, Jacaré-1 e 2, Cuca, Kitona, Salinas e Tombo.

O funcionário público Manuel Mendes, morador da Zona Verde-1,  disse  a circulação de pessoas e bens melhorou, significativamente, nos últimos dias, com a requalificação das vias de acesso.