Kilamba24horas

Passes sociais de transportes públicos chegam ao Município de Belas

 Passes sociais de transportes públicos chegam ao Município de Belas

Já começaram a ser distribuídos no Município de Belas os passe sociais Giramais aos alunos dos 6 aos 16 anos de idade, e que vai decorrer durante o mês de Novembro.

Segundo o que foi revelado ao KILAMBA 24 HORAS, a distribuição está a ocorrer na Escola Morro do Moco, distrito Urbano do Kilamba, onde a aquisição dos mesmos  vai permitir os estudantes utilizarem a rede de transportes públicos de forma gratuíta.

A supervisora da loja da empresa nacional biblietica integrada, Odeth Ferreira, disse que a iniciativa do governo e da empresa é de melhorar e facilitar a mobilidade de todos os estudantes.

A implementação do conceito de passe social nos transportes públicos no país é considerada uma autêntica (e ambiciosa) revolução no sector, seja para os cidadãos ou para as empresas públicas e privadas que actuam neste importante segmento de prestação de serviços.

Com a entrada em vigor dos passes sociais, o Estado vai aumentar ainda mais a subsidiação aos transportes públicos de passageiros. Os estudantes dos 7 aos 15 anos que estejam “matriculados e a frequentar o ensino primário até ao primeiro ciclo do ensino secundário numa instituição da rede pública” não vão pagar nos transportes públicos, ou seja, as viagens serão gratuitas durante o período lectivo, com um limite de 60 por mês.

Esta medida está incluída no “Programa de mobilidade escolar” aprovado pelo despacho presidencial n.º 168/19. No entanto, a solução pode ser considerada discriminatória, já que deixa de fora os estudantes das escolas privadas “que absorvem grande parte dos estudantes”, no entender de Mário Rui Pires, ex-secretário de Estado para o Investimento Público.

Os jovens entre os 16 e os 35 anos vão pagar apenas 25 Kz por viagem, também com um limite de 60 viagens mensais. Isto se considerarmos a tarifa actual de 50 Kz, que já é subvencionada.

Os mesmos 25 Kz serão pagos pelos utentes de passes sociais prioritários, que serão atribuídos às pessoas da terceira idade, com necessidades especiais e antigos combatentes, mas com um limite de apenas 20 de viagens por mês.

Em termos práticos, da tarifa actual de 100 Kz, em que o Estado já assume metade (50 Kz), os jovens entre 16 e 35 anos, que são a maioria da população angolana, assim como os prioritários, vão pagar apenas 25 Kz por viagem.

Estes 25 Kz vão ser pagos apenas no número correspondente de viagens bonificadas a que cada tipo de passe tem direito no mês, conforme o regulamento do passe social e títulos de transporte, aprovado pelo decreto executivo conjunto n.º 62/23.

Isto significa que a subvenção do Estado passa dos actuais 50% para 75% nos passes sociais dos jovens e na classe de prioritários, agora com um limite de viagens mensais.

Se o preço dos transportes públicos se mantiver, os jovens vão pagar apenas 1.500 Kz/mês, correspondente a 60 viagens bonificadas. Se esgotarem as viagens mensais terão de cumprir a tarifa normal já subvencionada, ou seja, 50 Kz por viagem.

O mesmo acontece aos passes prioritários emitidos para cidadãos de terceira idade, com necessidades especiais e antigos combatentes. Estes vão pagar 500 Kz/mês por 20 viagens, metade do que pagam actualmente.