Kilamba24horas

Moradores do Wacongo, na Barra do Kwanza, agraciados com cédulas e Bilhetes de Identidade

 Moradores do Wacongo, na Barra do Kwanza, agraciados com cédulas e Bilhetes de Identidade

Maria Chicuete, de 56 anos, nunca teve um bilhete de identidade. Moradora do bairro Wacongo, arredores da comuna da Barra do Kwanza, só no final do ano de 2023 conseguiu Bilhete de Identidade gratuito, em uma actividade organizada pela Direcção Municipal de Registos e Modernização Administrativa de Belas.

Assim como a anciã, estava também a sua filha de dezasseis anos, que tinha sido impedida de realizar provas semestrais, também por falta do documento.

Um dos agraciados também com o acto foi o morador Abel Cassinda, que veio acompanhado da mulher para conseguirem ter o tal sonhado Bilhete de Identidade. Em entrevista ao KILAMBA 24 HORAS, contou que muitas vezes tiveram de acordar muito cedo e percorrer vários quilómetros ao posto de registro para tratar, mas sem sucesso.

Os moradores do Wacungo parabenizaram o gesto da Administração, visto que anteriormente tiveram que percorrer várias deslocações àos registros e longas horas de espera para conseguirem ter os bilhetes de identidade.

Até Agosto de 2023, segundo o último balanço do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, cerca de 5 milhões de angolanos tinham sido registados e mais de 2 milhões e 600 mil identificados pela primeira vez. Mas ainda há mais de 4 milhões de pessoas para registar e 3 milhões e 300 mil para identificar, até setembro.