Kilamba24horas

Invasão de terrenos atinge proporções alarmantes no município de Belas, informa Administrador

 Invasão de terrenos atinge proporções alarmantes no município de Belas, informa Administrador

O administrador Municipal de Belas, Miguel Silva Almeida, disse que o fenómeno de invasão de terrenos naquela circunscrição atingiu proporções alarmantes, que exige das autoridades policiais, forças armadas e dos órgãos de justiça um posicionamento mais energético para o seu combate.

Falando em entrevista exclusiva para a RÁDIO NOVA, o Administrador disse que a sua administração tem observado, com elevada preocupação  os litígios de terrenos, e que o problema está a ser tratado devidamente pelas autoridades de segurança, administrativas e judiciais, uma vez que se assiste a invasões de quintas, cujos proprietários são ameaçados e agredidos e, em acto contínuo, escorraçados das suas propriedades.

Em tom  peremptório, Miguel Silva Almeida diz que os valores em jogo  na ocupação de terras  são tão altos que  permitem subornar agentes públicos a  vários  níveis, nomeadamente autoridades com responsabilidade directa no combate à criminalidade de modo geral.

Por isso, não descarta a existência de funcionários desonestos na estrutura de várias administrações municipais, onde se assiste a presença de elementos civis, policiais e efectivos das forças armadas, uns desertores e outros supostamente no activo, e com patentes elevadas.

Para o responsável, o fenómeno põe igualmente em causa a segurança e estabilidade dos cidadãos nestes territórios, carecendo de atenção do alto mando das FAA e da Polícia Nacional, e dos órgãos da Justiça, designadamente Ministério Público e Tribunais.