Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Formandos do Centro de Formação Profissional do Kilamba beneficiam de microcréditos
Evanilza de Almeida, de 33 anos, é uma das beneficiárias do microcrédito, avaliado em 500 mil kwanzas, distribuído, quinta-feira, pelo INEFOP.
Com o filho de nove meses ao colo, a jovem recebeu o crédito, depois de ter concluído a formação de empreendedorismo em 2022, no Centro de Formação Profissional do Kilamba.
A beneficiária, residente no bairro Vila Flor, Distrito do Kilamba, disse que o valor recebido vai investir 25 por cento no projecto de venda de materiais de construção civil, de forma a aumentar o capital do negócio.
Evanilda informou que o investimento feito, inicialmente, era de dois milhões e 750 mil kwanzas, onde tira uma margem de lucro de 150 mil mensais. Considera que com o microcrédito vai ajudar a aumentar o seu negócio e consequentemente, a margem de lucros e adicionar mais trabalhadores.
A jovem confessou que recebeu tarde o microcrédito, porque não fiz parte da lista dos primeiros contemplados, mas não perdeu a esperança e o seu momento chegou, por isso, aconselha a outras pessoas, principalmente as mulheres a lutarem pelo que querem e nunca desistirem, porque no momento certo as coisas acontecem.
Outro jovem beneficiado do microcrédito de 500 mil kwanzas, José Teixeira, de 23 anos, recebeu o apoio, depois de ter frequentado o curso de empreendedorismo e floricultura.
O jovem, visivelmente satisfeito com o prémio, avançou que vai abrir uma empresa, em Viana, onde, numa primeira fase, vai empregar duas pessoas. “Estou feliz por fazer parte dos beneficiados e pretendo concorrer numa próxima fase, porque o meu plano de negócio está avaliado em três milhões de kwanzas, mas com os 500 mil já é um começo “, disse.