Kilamba24horas

Belas vai ganhar centros para acolher vítimas das chuvas

 Belas vai ganhar centros para acolher vítimas das chuvas

O município de Belas vai ganhar vários centros de acolhimento para as populações afectadas pelas chuvas, anunciou o comandante provincial adjunto do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros.

Bravo Mendes adiantou, a título de exemplo, que 40 famílias atingidas pelas chuvas no município de Belas estão num centro de acolhimento erguido na localidade. “Temos os centros já existentes, que desempenham a função de acolher as pessoas desalojadas, por qualquer situação”, disse.

O comandante provincial adjunto dos Bombeiros avançou que há planos para se erguer mais locais onde construir centros de acolhimento, além de anunciar a preocupação pelos habitantes de algumas localidades como Vila Flor, Zango e Estalagem, vítimas das chuvas de domingo e ontem.

Bravo Mendes falava no final de um acto que marcou a entrega, pelo governador de Luanda, Manuel Homem, de diplomas de mérito e reconhecimento a algumas instituições pela dedicação ao serviço público, com realce às acções de limpeza, saneamento e manutenção do sistema de drenagem da capital do país.

O responsável do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros revelou que oito pessoas morreram em consequência das chuvas de domingo e ontem, em Luanda.

Mitigar os efeitos da chuva

O Governo da Província de Luanda (GPL) está a criar condições para mitigar os efeitos da chuva, revelou, no encontro, Manuel Homem. O governador admitiu que o sistema de macro e microdrenagem continua a ser dos principais desafios para o GPL, cujas responsabilidades inclui a manutenção e a gestão do saneamento de Luanda. “É um desafio com o qual Luanda vem enfrentando nos últimos anos, em especial com a degradação das infra-estruturas de saneamento pelo tempo útil de uso destas”, declarou.

Manuel Homem reconheceu e agradeceu o compromisso das empresas distinguidas, pelo trabalho efectuado no quadro da limpeza, saneamento e manutenção dos sistemas de drenagem, das valas de retenção de água, sarjetas, colectores e esgotos da cidade capital. “Muito obrigado pelo empenho, queremos reafirmar o compromisso de continuarmos juntos nesta caminhada por uma província cada vez melhor”.


Os agraciados

A distinção foi feita às empresas de construção civil Omatapalo, Mota Engil, Griner, Odebrecht e Sinohydro. Os diplomas foram entregues aos responsáveis das empresas pelo governador de Luanda, Manuel Homem, na sede do GPL, após a reunião da Comissão Provincial de Protecção Civil, que avaliou o impacto das chuvas este ano, as eventuais consequências da previsão meteorológica, o plano de intervenção da macrodrenagem e o plano de acção para mitigação e resposta aos efeitos das chuvas.

O encontro, realizado na sede do GPL, aprovou com unanimidade a proposta do plano de acção para a época chuvosa, num encontro que reuniu os membros da Comissão Provincial de Protecção Civil de Luanda.