Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
SADC destaca plano de inserção de mulheres nas acções de paz
O Secretariado Executivo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) enalteceu, esta quinta-feira, em Joanesburgo (África do Sul), o esforço do Executivo angolano pela organização da consulta regional sobre a implementação da Agenda Mulher, Paz e Segurança.
No comunicado final da reunião sobre Mulher, Paz e Segurança, a organização regional destacou o facto de Angola não poupado esforços para a inserção de jovens mulheres nas acções de paz e segurança.
O evento enquadra-se no Projecto Regional do PNUD sobre o Avanço da Igualdade de Género e Empoderamento das Mulheres em África que visa aumentar a capacidade das Comunidades Económicas Regionais e outros parceiros para defender e apoiar os seus Estados Membros a cumprir seus compromissos de igualdade de gênero e empoderamento das mulheres na realização da Agenda 2063.
O objectivo geral foi proporcionar uma oportunidade para o Secretariado da SADC envolver os Estados Membros na implementação da Agenda de Paz e Segurança das Mulheres, incluindo o estado de desenvolvimento e implementação de Planos de Acção Nacionais e Continental.
O evento visou ainda analisar a implementação da resolução Nº 1325 das Nações Unidas.
A resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, aprovada por unanimidade no ano 2000, instou os Estados a abordarem impactos que os conflitos têm sobre mulheres e meninas e integrar sistematicamente nas suas necessidades e perspectivas quanto a elaboração de programas de intervenção.
A delegação angolana contou com a integração de Tânia Dinis, quadro do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Virgínia Mununga, do Ministério do Interior, Laurinda da Costa, Ministério das Relações Exteriores, e Irany Teixeira, do Ministério da Defesa e Veteranos da Pátria.