Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Candidato do MPLA realiza acto político de massas no Cuando Cubango
O candidato do MPLA a Presidente da República, João Lourenço, orienta hoje, em Menongue, Cuando Cubango (Sudeste do país), um acto político de massas, depois de ter presidido, na quarta-feira, actividade idêntica no Sumbe,província do Cuanza-Sul.
João Lourenço chegou ao fim da tarde de ontem a Menongue, onde foi recebido por uma enorme moldura humana com cartazes e dísticos do MPLA. Depois de ter saudado os militantes que o aguardavam na placa, no exterior do aeroporto, o líder do MPLA desceu da viatura e percorreu a pé um perímetro de mais de duzentos metros para saudar a população.
Mais de 50 mil militantes, simpatizantes e amigos do partido foram mobilizados para participar no comício, aguardado com grande expectativa.
Desde as primeiras horas de ontem, a cidade de Menongue registava um movimento descomunal. As ruas são predominadas por bandeiras do MPLA e o campo da banca, local onde vai decorrer o comício, está completamente engalanado. O movimento de viaturas e motorizadas é intenso. Dos vários municípios da província chegam militantes e simpatizantes que vão participar no acto.
Em declarações ao Jornal de Angola, o secretário provincial do MPLA para a Informação e Propaganda, João Yambo Miguel, garante uma “presença massiva à dimensão do partido”.
“Captamos a mensagem passada no acto político do Sumbe, na qual o nosso candidato apelou para cada militante do partido mobilizar, pelo menos, oito cidadãos, coincidentemente, o nosso número no boletim de voto. Assim fica garantida a vitória do MPLA na província do Cuando Cubango, porque este povo que muito sofreu com a guerra, pretende apenas a paz e o bem-estar entre os angolanos”, referiu.
O dirigente do MPLA informou que todos os municípios da província far-se-ão representar no acto político de massas. “Neste momento, toda a máquina está afinada para que o nosso candidato seja recebido num ambiente fervoroso, de festa e de muita alegria, para que ele sinta o apoio incondicional dos militantes do Cuando Cubango para mais um mandato de cinco anos”, disse.
João Yambo Miguel apelou aos militantes, simpatizantes e amigos do MPLA na província para depositarem confiança no candidato João Lourenço, para que possa dar continuidade ao programa de governação, que tem como o objectivo “melhorar o que está bem e corrigir o que está mal”.
“Temos a certeza de que os programas e projectos para o período de 2022 a 2027 serão concretizados, porque o nosso presidente já provou que é um líder preocupado com as condições de vida do povo”, disse.
Em menos de um ano, esta é a terceira deslocação de João Lourenço à província do Cuando Cubango, que já foi conhecida como “terras do fim do mundo”.
Em Janeiro, o presidente do MPLA esteve em Menongue para presidir ao acto central do lançamento da Agenda Política do MPLA para o ano 2022, e em Março, na qualidade de Presidente da República, deslocou-se para orientar os trabalhos da reunião do Conselho de Governação Local, com a participação dos governadores das 18 províncias do país e um número considerável de ministros. O encontro permitiu avaliar o estado de execução dos principais projectos estruturantes em todo o território nacional, como estradas nacionais, habitações, escolas e hospitais.
“Camaradas” estão confiantes na vitória eleitoral
A primeira secretária provincial da OMA, Rosa Cacuhu, disse que as militantes da organização feminina do MPLA estão muito expectantes com a deslocação do candidato do partido à província.
Segundo a dirigente da OMA, as militantes esperam que o Presidente João Lourenço anuncie o reinício das obras de reabilitação dos troços rodoviários Caiundo/Catuitui, Cuangar/Dirico, Cuito Cuanavale/Mavinga/Rivungo e Cuito Cuanavale/Nancova, sublinhando que os habitantes destas localidades continuam a viver em situação de extrema pobreza devido ao mau estado das vias de acesso.
Rosa Cacuhu acrescentou que a população quer ver retomadas as obras do Pólo Universitário de Menongue, do Hospital Sanatório, centrais de fornecimento de energia eléctrica e de água potável em todos os municípios, habitação, dentre outros projectos sociais.
“O povo do Cuando Cubango está confiante no MPLA e no candidato João Lourenço. Acredito que, durante o segundo mandato de governação no período 2022/2027, os projectos que não foram executados devido à Covid-19, serão concluídos”, disse.
Gilberto Manuel, militante da JMPLA, referiu que a expectativa é grande, sublinhando que sempre que o Presidente João Lourenço se desloca a uma província anuncia grandes projectos.
Salientou que espera ouvir do candidato do partido o anúncio da construção e reabilitação de infra-estruturas desportivas, culturais e habitacionais, uma vez que os jovens na província do Cuando Cubango enfrentam sérias dificuldades nestes domínios.
Uma outra militante do MPLA, Suzana Lussinga, espera um discurso virado para o bem-estar das famílias, apoio às mulheres, construção de mais unidades sanitárias, recrutamento de técnicos de saúde e o reforço de medicamentos, principalmente nas localidades do interior da província.
“Nos cinco anos de mandato, o nosso líder trabalhou muito para o bem-estar social dos angolanos, apesar da Covid-19 e crise económica e financeira que afecta o país. Por isso, não temos dúvidas de que ele merece o nosso total apoio e confiança, para que possa continuar a ‘melhorar o que está bem e corrigir o que está mal’”, destacou.
Nas últimas eleições gerais o MPLA elegeu quatro deputados para o círculo provincial ao obter 81.339 votos, equivalente a 73,10 por cento, e a UNITA um, tendo ocupado o segundo lugar com 23.953 votos, correspondentes a 21,55 por cento. A CASA-CE conseguiu 3.191 (2,86%), o PRS 1.308 (1,17%), a FNLA 998 votos (0,89%) e a APN 479 votos (0,43%).