Fechar O Menu
Kilamba24horas
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Kilamba24horas
    • Inicio
    • Biblioteca universal
    • Intrevistas
    • Contacte-nos
    Facebook Instagram
    Kilamba24horas
    Casa»Eleições Gerais 2022»Candidato do MPLA realiza acto político de massas no Cuando Cubango
    Eleições Gerais 2022

    Candidato do MPLA realiza acto político de massas no Cuando Cubango

    RedaçãoPor RedaçãoJulho 29, 2022Sem Comentários5 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter O LinkedIn E-mail

    O candidato do MPLA a Presidente da República, João Lourenço, orienta hoje, em Menongue, Cuando Cubango (Sudeste do país), um acto político de massas, depois de ter presidido, na quarta-feira, actividade idêntica no Sumbe,província do Cuanza-Sul.

    João Lourenço chegou ao fim da tarde de ontem a Menongue, onde foi recebido por uma enorme moldura humana com cartazes e dísticos do MPLA. Depois de ter saudado os militantes que o aguardavam na placa, no exterior do aeroporto, o líder do MPLA desceu da viatura e percorreu a pé um perímetro de mais de duzentos metros para saudar a população.

    Mais de 50 mil militantes, simpatizantes e amigos do partido foram mobilizados para participar no comício, aguardado com grande expectativa.

    Desde as primeiras horas de ontem, a cidade de Menongue registava um movimento descomunal. As ruas são predominadas por bandeiras do MPLA e o campo da banca, local onde vai decorrer o comício, está completamente engalanado. O movimento de viaturas e motorizadas é intenso. Dos vários municípios da província chegam militantes e simpatizantes que vão participar no acto.

    Em declarações ao Jornal de Angola, o secretário provincial do MPLA para a Informação e Propaganda, João Yambo Miguel, garante uma “presença massiva à dimensão do partido”.

    “Captamos a mensagem passada no acto político do Sumbe, na qual o nosso candidato apelou para cada militante do partido mobilizar, pelo menos, oito cidadãos, coincidentemente, o nosso número no boletim de voto. Assim fica garantida a vitória do MPLA na província do Cuando Cubango, porque este povo que muito sofreu com a guerra, pretende apenas a paz e o bem-estar entre os angolanos”, referiu.

    O dirigente do MPLA informou que todos os municípios da província far-se-ão representar no acto político de massas. “Neste momento, toda a máquina está afinada para que o nosso candidato seja recebido num ambiente fervoroso, de festa e de muita alegria, para que ele sinta o apoio incondicional dos militantes do Cuando Cubango para mais um mandato de cinco anos”, disse.

    João Yambo Miguel apelou aos militantes, simpatizantes e amigos do MPLA na província para depositarem confiança no candidato João Lourenço, para que possa dar continuidade ao programa de governação, que tem como o objectivo “melhorar o que está bem e corrigir o que está mal”.

    “Temos a certeza de que os programas e projectos para o período de 2022 a 2027 serão concretizados, porque o nosso presidente já provou que é um líder preocupado com as condições de vida do povo”, disse.

    Em menos de um ano, esta é a terceira deslocação de João Lourenço à província do Cuando Cubango, que já foi conhecida como “terras do fim do mundo”.

    Em Janeiro, o presidente do MPLA esteve em Menongue para presidir ao acto central do lançamento da Agenda Política do MPLA para o ano 2022, e em Março, na qualidade de Presidente da República, deslocou-se para orientar os trabalhos da reunião do Conselho de Governação Local,  com a participação dos governadores das 18 províncias do país e um número considerável de ministros. O encontro permitiu avaliar o estado de execução dos principais projectos estruturantes em todo o território nacional, como estradas nacionais, habitações, escolas e hospitais.

    “Camaradas” estão confiantes na vitória eleitoral

    A primeira secretária provincial da OMA, Rosa Cacuhu, disse que as militantes da organização feminina do MPLA estão muito expectantes com a deslocação do candidato do partido à província.

    Segundo a dirigente da OMA, as militantes esperam que o Presidente João Lourenço anuncie o reinício das obras de reabilitação dos troços rodoviários Caiundo/Catuitui, Cuangar/Dirico, Cuito Cuanavale/Mavinga/Rivungo e Cuito Cuanavale/Nancova, sublinhando que os habitantes destas localidades continuam a viver em situação de extrema pobreza devido ao mau estado das vias de acesso.

    Rosa Cacuhu acrescentou que a população quer ver retomadas as obras do Pólo Universitário de Menongue, do Hospital Sanatório, centrais de fornecimento de energia eléctrica e de água potável em todos os municípios, habitação, dentre outros projectos sociais.

    “O povo do Cuando Cubango está confiante no MPLA e no candidato João Lourenço. Acredito que, durante o segundo mandato de governação no  período 2022/2027, os projectos que não foram executados devido à Covid-19, serão concluídos”, disse.

    Gilberto Manuel, militante da JMPLA, referiu que a expectativa é  grande, sublinhando que sempre que o  Presidente João Lourenço  se desloca a uma província  anuncia grandes projectos.

    Salientou que espera ouvir do candidato do partido o anúncio da construção e reabilitação de infra-estruturas desportivas, culturais e habitacionais, uma vez que os jovens na província do Cuando Cubango enfrentam sérias dificuldades nestes domínios.

    Uma outra militante do MPLA, Suzana Lussinga, espera um discurso virado para o bem-estar das famílias, apoio às mulheres, construção de mais unidades sanitárias, recrutamento de técnicos de saúde e o reforço de medicamentos, principalmente nas localidades do interior da província.

    “Nos cinco anos de mandato, o nosso líder trabalhou muito para o bem-estar social dos angolanos, apesar da Covid-19 e crise económica e financeira que afecta o país. Por isso, não temos dúvidas de que ele merece o nosso total apoio e confiança, para que possa continuar a ‘melhorar o que está bem e corrigir o que está mal’”, destacou.

    Nas últimas eleições gerais o MPLA elegeu quatro deputados para o círculo provincial ao  obter   81.339 votos, equivalente a 73,10 por cento, e a UNITA  um, tendo ocupado o segundo lugar com 23.953 votos,  correspondentes a 21,55 por cento. A CASA-CE  conseguiu   3.191 (2,86%), o PRS 1.308 (1,17%), a FNLA 998 votos (0,89%) e a APN  479 votos (0,43%).

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp E-mail
    Artigo AnteriorMonkeypox: África ainda não recebeu nenhuma dose da vacina
    Próximo Artigo SADC destaca plano de inserção de mulheres nas acções de paz
    Redação
    • Site

    Relacionados Posts

    Administração de Belas reforça parceria com INSS para garantir mais proteção social à população

    Junho 19, 2025

    Administração de Belas reforça cooperação com operadoras de transporte do município

    Junho 19, 2025

    Centro “Reformar Vidas” nos Ramiros pede mais atenção do Governo para continuar a salvar jovens das drogas

    Junho 18, 2025

    SIC desmantela rede de prostituição que operava em apartamentos da Centralidade do Kilamba

    Junho 18, 2025

    Os comentários estão fechados.

    • Facebook
    • Instagram
    Não perder
    Decoração

    Administração de Belas reforça parceria com INSS para garantir mais proteção social à população

    Por RedaçãoJunho 19, 20250

    A Administração Municipal de Belas deu mais um passo importante rumo à inclusão social e…

    Administração de Belas reforça cooperação com operadoras de transporte do município

    Junho 19, 2025

    Centro “Reformar Vidas” nos Ramiros pede mais atenção do Governo para continuar a salvar jovens das drogas

    Junho 18, 2025

    SIC desmantela rede de prostituição que operava em apartamentos da Centralidade do Kilamba

    Junho 18, 2025
    Posts Recentes
    • Administração de Belas reforça parceria com INSS para garantir mais proteção social à população
    • Administração de Belas reforça cooperação com operadoras de transporte do município
    • Centro “Reformar Vidas” nos Ramiros pede mais atenção do Governo para continuar a salvar jovens das drogas
    • SIC desmantela rede de prostituição que operava em apartamentos da Centralidade do Kilamba
    • Kilamba celebra 50 anos de Independência com plantação de mais de 150 árvores
    Sobre nós
    Sobre nós

    Fique por dentro dos principais acontecimentos da
    Cidade do Kilamba: economia, política, saúde,
    educação, tecnologia e muito mais.

    We're accepting new partnerships right now.

    Email: info@kilamba24horas.ao
    Contacto: 953 369 354

    Os nossos favoritos

    Administração de Belas reforça parceria com INSS para garantir mais proteção social à população

    Junho 19, 2025

    Administração de Belas reforça cooperação com operadoras de transporte do município

    Junho 19, 2025

    Centro “Reformar Vidas” nos Ramiros pede mais atenção do Governo para continuar a salvar jovens das drogas

    Junho 18, 2025
    Facebook Instagram
    © 2025 Todos os Direitos Reservados. Rádio Kilamba 24 Horas. Desenvolvido Por Will Site.

    Digite acima e pressione Enter para a pesquisa. Pressione Esc 'cancelar'.