A ponte do Kamorteiro, sobre o rio Cambamba, no município de Talatona, em Luanda, que tinha sido destruída, parcialmente, devido às chuvas de Abril deste ano, foi reaberta, ontem, à circulação automóvel.
A ponte, que esteve interdita por cerca de oito meses, liga o Distrito de Talatona aos bairros Dangereux e Patriota e facilita a circulação para a Avenida Fidel Castro, bem como desafoga o tráfego da Ponte Molhada.
O secretário de Estado do Ordenamento do Território, Molares de Abril, que fez a reabertura da ponte, garantiu que a infra-estrutura está em condições de dar conforto aos cidadãos e facilitar a mobilidade.
Molares de Abril acrescentou que os trabalhos foram realizados em duas vertentes: repor as condições da circulação na ponte, com um novo pavimento, e resolver os problemas de erosão de solos. “A ponte está em condições de ser utilizada sem constrangimentos”.
Os trabalhos, referiu, duraram três meses e ficaram orçados em 1,3 mil milhões de kwanzas.
Ontem, foi, igualmente, aberta a via Talatona/Patriota, reabilitada no âmbito das obras sob a responsabilidade da Direcção Nacional de Obras de Engenharia.
Na ocasião, o vice-governador de Luanda para Área Técnica e Infra-estruturas, Cristino Mário, disse que foi com muita satisfação que o Governo Provincial presenciou a reabertura da ponte sobre o rio Cambamba (ponte do Kamorteiro) e a abertura da rua que liga o Talatona ao Patriota. O governante referiu que a ponte e a rua vão melhorar a mobilidade em Luanda, admitindo que os munícipes já sofreram muito com a sua inoperacionalidade.
Em relação à manutenção, assegurou que vai ser feita regularmente, com um trabalho bem estruturado e acções definidas.
“Muito trabalho já foi feito nas vias terciárias e secundárias, para melhorar a mobilidade na cidade. O foco é continuar a trabalhar para apoiar as vias estruturantes”, disse.O vice-governador anunciou que o Governo Provincial está empenhado em melhorar as estruturas em todos os níveis, no sentido de organizar e pôr em funcionamento as acções de manutenção de todos os serviços, não só das estradas, como também da iluminação pública.