Kilamba24horas

Feiras da Centralidade do Kilamba e do KK5000 serão transferidos para o novo mercado

 Feiras da Centralidade do Kilamba e do KK5000 serão transferidos para o novo mercado

A feira entre o quarteirão F e Q do Kilamba, denominada “Ngola”, e a do KK5000, vão ser deslocadas e reestruturadas, brevemente, segundo informou, ontem, em Luanda, o administrador do Distrito, Hélio Aragão.

O dirigente garantiu que a mudança acontece dentro de três anos e, enquanto durar este processo, os vendedores vão ser transferidos para o novo mercado que está a ser construído no Kilamba.

A Feira do Kilamba, explicou, vai sofrer uma deslocação do local, enquanto que a do KK5000 deve permanecer no mesmo espaço, mas com outras infra-estruturas, que darão maior dignidade aos vendedores e visitantes.

“Vai ser dado um prazo de pelo menos três anos aos vendedores das feiras, em função dos investimentos que fizeram, porque precisam de ter retornos. Sabemos que a feira não está num local apropriado, por ser num jardim com o nome do primeiro presidente de Angola, Agostinho Neto, e inclusive mereceu uma denúncia da viúva, Eugénia Neto”, esclareceu.

A centralidade, informou, tem actualmente 245 mil habitantes e para manter o desenvolvimento integrado da circunscrição lançou, recentemente, o projecto “Kilamba Go 2033”, com objectivo de colocar à disposição todos os serviços possíveis e torná-la num dos principais centros administrativo, económico e habitacional do país.

Numa entrevista concedida ao Jornal de Angola, por ocasião do 12º aniversário da Centralidade do Kilamba, o administrador referiu que o crescimento populacional da cidade surgiu em função da agregação dos novos bairros, como o Bita Progresso, Santo António, Flor e Cinco Fios, assim como o Camama II e Terra Nova.

Em função do seu crescimento, a administração definiu estratégias de governação para melhorar o mecanismo de gestão junto das comunidades, através dos conselhos e comissões de moradores. Com a implementação do novo projecto, a administração pretende trabalhar mais e comunicar melhor, para reforçar a interacção com os munícipes, resgatando o sentido patriótico e o compromisso de preservação dos bens públicos. O “Kilamba Go 2033” vai assegurar e promover uma governação de qualidade, com ênfase para o controlo da execução da despesa pública, em prol ao desenvolvimento, implementar acções de carácter económico e social, com impacto directo na melhoria de vida dos munícipes, assim como trabalhar para atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).