As equipas femininas de basquetebol do Interclube e do 1º de Agosto aguardam pela confirmação das adversárias para a disputa da fase de qualificação da Taça dos Clubes Campeões Africanos da Zona VI, de 14 a 20 deste mês, no pavilhão Multiúsos do Kilamba, em Luanda.
A informação foi prestada esta quarta-feira à ANGOP, em Luanda, pelo vice-presidente para o basquetebol do Interclube, Edson Quixito, que também confirmou a inscrição da campeã nacional da edição 2019.
O director para o basquetebol do 1º de Agosto, Joaquim Gomes “Kikas”, confirmou igualmente a inscrição da vice-campeã nacional.
O prazo de inscrição das concorrentes, de acordo com a programação da Federação Internacional da modalidade, termina na madrugada de quinta-feira (11), com a prerrogativa de 48 horas mediante o pagamento de uma multa, no entanto não especificada.
Inicialmente, a competição seria realizada em Joanesburgo (África do Sul), mas estes alegaram falta de recursos financeiros, assumindo Angola a sua organização.
Segundo o regulamento, cada país pode participar com duas equipas. O Ferroviário de Maputo (Moçambique) é a campeã em título da edição de 2019, tendo derrotado na final o Interclube, por 91-90.
As “policiais” de Angola são as mais tituladas, com cinco troféus, seguidas do 1º de Agosto com 3, o mesmo número de conquistas que tem o DUC do Senegal, na terceira posição.
A prova não se disputou em 2020 devido à pandemia da Covid-19.
