Kilamba24horas

África com cinco vagas guardadas no Campeonato de andebol

 África com cinco vagas guardadas no Campeonato de andebol

Com excepção dos países africanos, com cinco vagas garantidas, já são conhecidos os demais participantes, da 28ª edição do Campeonato do Mundo sénior masculino de andebol, cujo sorteio aconteceu na cidade polonesa de Katowice.

A decorrer de 11 a 29 de Janeiro de 2023, a prova sob a égide da Federação Internacional (IHF) é co-organizada pela Polónia e Suécia, e pela segunda vez conta com a participação de 32 selecções.

O Campeonato Africano das Nações (CAN) a decorrer no Egipto de 11 a 19 do corrente é qualificativo para o Mundial. À semelhança de outras selecções, o “sete” nacional às ordens de José Pereira “Kidó” ambiciona marcar presença na competição.

A Dinamarca, bi – campeã do Mundo, joga a fase preliminar inserida no Grupo H, ao lado da Bélgica, Bahrein e África 4, ou seja o quarto classificado do CAN do Egipto. Eis os resultados do sorteio: Espanha, Montenegro, Chile e Irão (Grupo A), França, Polónia, Arábia Saudita e Eslovénia (B). Suécia, Brasil, África 2 e Uruguai (C). Islândia, Portugal, Hungria e Coreia do Sul (D). Alemanha, Qatar, Sérvia e África 5 (E). Noruega, Macedónia do Norte, Argentina e Holanda (F). África 1, Croácia, África 3 e Estados Unidos da América (G).

Nove cidades acolhem o evento Mundial, entre as quais quatro da Polónia e cinco da Suécia. Tauron (Arena de Cracóvia), Ergo (Gdansk), Spodek (Katowice) e Orlen (Arena de Plock) são as cidades e pavilhões polacos.

Estocolmo (Arena Tele2), Malmo (Arena), Gotemburgo (Scandinavium), Kristianstad (Arena) e Jonkoping (Jardim Husqvarna) são as cidades e recintos desportivos.