Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Suspeito do assassinato de Shinzo Abe sujeito a avaliação psiquiátrica
Exames vão determinar se Yamagami pode ser responsabilizado pela morte do ex-primeiro ministro japonês.
O suspeito do tiroteio que matou o ex-primeiro ministro japonês Shinzo Abe vai ser submetido a uma avaliação psiquiátrica.
De acordo com o The Japan Times, o exame avaliará a condição mental de Tetsuya Yamagami na altura do incidente que matou Shinzo Abe.
Um pedido do Ministério Público do Distrito de Nara para o exame psiquiátrico de Tetsuya Yamagami, de 41 anos, foi aprovado pelo Tribunal Distrital de Nara. Yamagami será transferido para uma instituição médica para o exame mental e permanecerá nas instalações até 29 de novembro, de acordo com as fontes.
O interrogatório do suspeito será interrompido durante o exame mental. Os procuradores determinarão se Yamagami pode assumir responsabilidade criminal com base no exame, antes de tomarem uma decisão sobre a acusação do suspeito.
Yamagami é suspeito de disparar fatalmente contra o antigo líder durante um discurso na cidade de Nara, por volta das 11h30 da manhã do dia 8 de julho.
Yamagami disse à Polícia da Província de Nara que tinha um rancor de longa data contra o grupo religioso conhecido como a Igreja da Unificação, da qual a sua mãe é membro. Disse que tinha como alvo Abe, acreditando que o antigo primeiro-ministro tinha laços com o grupo.
O suspeito fez as suas próprias armas e pólvora com base em informações que encontrou online e testou as suas armas antes do assassinato.
Além da arma caseira utilizada no incidente, foram apreendidas pelo menos cinco armas da casa de Yamagami em Nara.