Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Registo Eleitoral Oficioso termina hoje
O Registo Eleitoral Oficioso termina hoje, depois de o processo ter sido prorrogado por sete dias, pelo que as autoridades apelam a todos os cidadãos que tenham mudado de residência ou completem pela primeira vez 18 anos de idade a actualizarem os seus dados.
A este propósito, Fernando Manuel, director nacional do Registo Eleitoral Oficioso, afirmou, ontem, à Rádio Luanda, que quem não constar na base de dados ficará de fora da festa da democracia em Agosto próximo, advertindo que “certamente não haverá outra prorrogação”.
De acordo com o responsável, o que o Ministério da Administração do Território pretende é que os cidadãos possam votar, quando chegar o momento, próximo de suas zonas de residência, mas para isso, acrescentou, é preciso que as pessoas abrangidas actualizem os dados oficiosos.
Fernando Manuel disse que os pontos de referência e de fácil identificação, em situações de eleições, normalmente são as escolas, postos policiais, lares de terceira idade e universidades, considerando importante que os cidadãos estejam registados para cumprirem o dever cívico em Agosto.
O Registo Eleitoral Oficioso é o recenseamento de cidadãos angolanos maiores, legalmente habilitados para integrarem os cadernos eleitorais e, por conseguinte, votarem nas eleições gerais. O carácter oficioso do Registo Eleitoral implica a transferência automática das informações da Base de Dados de Identificação Civil, dos cidadãos detentores de Bilhete de Identidade, para a Base de Dados de cidadãos maiores.
Para efectuar o Registo Eleitoral, o cidadão deve apenas apresentar o Bilhete de Identidade que atesta a sua nacionalidade angolana, mesmo com a validade caducada, é considerado válido para o efeito dentro ou fora do país.