Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Primeiro caso de Monkeypox no Brasil. É um homem que esteve em Portugal
O Brasil registou hoje o primeiro caso de Monkeypox no país, segundo a imprensa local que cita fontes oficiais do Governo do estado de São Paulo.
O paciente de 41 anos, que se encontra em isolamento num hospital na capital paulista, esteve em Espanha e em Portugal antes de regressar ao Brasil, de acordo com a CNN Brasil.
Os primeiros sintomas – febre e dor muscular – surgiram no final de maio.
O boletim oficial do Ministério da Saúde do Brasil, divulgado na quarta-feira de manhã, dava conta de oito casos suspeitos de Monkeypox no país.
Um dos casos suspeitos, também em São Paulo, é uma mulher de 26 anos, sem historial de qualquer viagem para fora do Brasil.
Na terça-feira, o diretor geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) disse que já se confirmaram mais de mil casos de monkeypox, em 29 países, não endémicos, e avisou que em algumas zonas já há transmissão comunitária.
O responsável da OMS mostrou preocupação com a propagação do vírus a grupos vulneráveis, como crianças e grávidas.
O diretor-geral da OMS pediu aos países que façam todos os esforços necessários para identificar todos os casos e contactos, com o objetivo de controlar o surto e impedir uma maior difusão do vírus.
Tedros Ghebreyesus recordou que durante todo este ano se registaram 1.400 casos suspeitos em África e 66 mortes e lamentou que a comunidade internacional só tenha prestado atenção ao vírus quando começou a afetar países ricos.
Em Portugal, foram notificados 191 casos, segundo a Direção-Geral da Saúde.