Kilamba24horas

Petro joga pela consagração e Interclube o tudo ou nada

 Petro joga pela consagração e Interclube o tudo ou nada

Sem subterfúgios, hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Gimnodesportivo da Cidadela, é dia de tira-teimas entre Petro de Luanda, a uma vitória de comemorar a conquista do 15º título, e Interclube, que joga o tudo ou nada por estar obrigado a ganhar e com isso forçar o quarto jogo do play-off da final da 44ªedição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol.

O encontro, o terceiro de cinco previstos, tem contornos especiais, embora a tarefa para os polícias, às ordens de Raul Duarte, não se afigure fácil, pois pela frente terá um adversário sem derrotas, já lá vão 30 jogos. 

Pela honra, Duarte e pupilos buscam a glória em início de noite de terça-feira de um mês consagrado aos trabalhadores e cuja data de celebração foi assinalada no dia 1, e comemorada efusivamente em todo mundo.

Para contrariar o favoritismo do adversário o técnico da formação afecta ao Ministério do Interior e atletas têm na defesa pressionante um dos principais recursos para extinguirem o jogo exterior dos campeões nacionais.

Após triunfos na primeira e segunda partidas, 129-74 e 102-91, os petrolíferos, orientados por José Neto, só precisam de controlar a euforia para, no final, abrirem o champanhe e deste modo revalidarem o título, na circunstância o bicampeonato.

Mais capazes em relação ao adversário, os tricolores do Eixo Viário, com compromisso de marcar presença na Basketball African League, BAL, de 19 a 28 do corrente, em Kigali, capital do Rwanda, querem encerrar o capítulo campeonato e dedicar-se única e exclusivamente à preparação da prova continental.

Favorito, o Petro precisa apenas de manter os níveis de eficácia próximos da excelência.

José Neto pode fazer alinhar: Yanick Moreira, Childe Dundão, Carlos Morais, Aboubakar Gakou, Gerson “Lukeny” Gonçalves, Gerson Domingos, Olímpio Cipriano, Jone Pedro, José António “ZT”, Anderson Correia, Leonel Paulo e Aldemiro João “Vander”.

Por sua vez, Raul Duarte tem disponíveis: David Stanly, Glofate Buiamba, Edmundo Ventura, Ryan Wright, Eduardo Mingas, Elmer Félix, Jonatão Ndjungo, Paulo Barros “Márcio”, Francisco Gomes, Josiney Joaquim, Fidel Cabita e Carlos Cabral.