Kilamba24horas

Município de Belas registra mais de 200 partos espontâneos em 2022

 Município de Belas registra mais de 200 partos espontâneos em 2022

Mais de duzentos e vinte partos espontâneos foram realizados de Janeiro a Junho do corrente ano, em bairros periféricos do Município de Belas, em Luanda, por parteiras tradicionais, o que representa um aumento de 50 comparativamente ao igual período de 2021.

Segundo a supervisora municipal de saúde reprodutiva, Lukenia Gomes, a maior parte dos partos aconteceram sem complicações, em mulheres dos 14 a 45 anos de idade, dos bairros Mundial, Macuia, Salinas e Tendas, nos distritos do Morro dos Veados e Ramiros.

A responsável sublinhou que o aumento de mulheres assistidas por parteiras tradicionais deve-se as acções constantes de capacitação e refrescamento e kits de apoio, no âmbito do programa de Combate à Pobreza.

“As parteiras tradicionais desempenham um papel fundamental na assistência às mulheres grávidas e na realização de partos nas comunidades rurais e bairros periféricos”, realçou.

A supervisora adiantou que estão registadas pelo sector municipal de 220 parteiras, dos quais 12 homens, distribuídos em 25 equipas, que beneficiam periodicamente de formação.

A responsável das parteiras tradicionais, dos distritos do Morro dos Veados e Ramiros,  Marcelina Lucas fez saber que depois da realização do parto, a parturiente e o recém-nascido são encaminhados para os Centros maternos infantis para receberem assistências pertinentes.