Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Diretora de escola no Texas palco de massacre suspensa
A diretora da escola de Uvalde, no Texas, que foi palco de um massacre que matou 19 alunos e dois professores em maio, Mandy Gutierrez, foi suspensa com licença remunerada, foi anunciado terça-feira.
A comunicação social local, o advogado de Gutierrez, Ricardo Cedillo, citado pela agência noticiosa Efe, afirmou que a diretora da Escola Primária Robb foi suspensa das suas funções durante a investigação ao massacre, que ocorreu em 24 de maio.
Segundo a investigação, a diretora não tinha conseguido resolver os problemas de segurança.
Gutierrez é a segunda responsável a ser suspensa após o tiroteio, depois de o chefe de polícia do Distrito Escolar de Uvalde, Peter Arredondo, estar em licença sem vencimento desde meados de junho.
O supervisor das escolas de Uvalde, Hal Harrell, recomendou, na semana passada, a demissão de Arredondo, depois da divulgação de uma série de falhas.
A uma comissão que investiga o ataque, o diretor do Departamento de Segurança Pública do Texas, Steven McCraw, considerou que Arredondo tomou “decisões terríveis” à medida que o massacre se desenrolava.
Segundo McCraw, havia agentes suficientes para responder ao tiroteio três minutos após o atirador ter entrado na escola.
O relatório do comité de investigação constatou que mais de 370 agentes locais, estatais e federais responderam ao tiroteio, mas que demoraram mais de uma hora a confrontar e a abater o perpetrador.
O conselho escolar de Uvalde suspendeu uma reunião extraordinária no passado sábado em que iria discutir o futuro de Arredondo, depois de um pedido do seu advogado.
O início das aulas nas escolas de Uvalde foi adiado até 06 de setembro, enquanto decorre uma série de melhorias de segurança e a implementação de serviços de apoio emocional e social, afirmou o conselho escolar após uma reunião na segunda-feira.