Kilamba24horas

Moradores do Bairro Matadouro beneficiam de energia eléctrica da rede pública

 Moradores do Bairro Matadouro beneficiam de energia eléctrica da rede pública

Duzentas famílias, do bairro Matadouro, no distrito urbano do Morro dos Veados, Belas, em Luanda, beneficiam, desde esta sexta-feira, pela primeira vez, de energia eléctrica da rede pública de média tensão, no âmbito do projecto municipal de expansão da electricidade.

Para além de ligações domiciliares, o projecto abrange a iluminação pública a partir de um Posto de Transformação (PT), de 250 Kilovolts (KVA), adquirido pelo Administração de Belas para atender os  bairros com dificuldades do fornecimento de energia eléctrica,

De acordo com o director provincial de Energia e Águas, Lucas Lima, em declarações, esta quarta-feira à ANGOP, os trabalhos ficaram à cargo da  Empresa de Distribuição de Electricidade (ENDE), cujo objectivos é melhorar a qualidade de vida e garantir  dignidade e segurança à população.

Exemplificou  que com a expansão da rede eléctrica,  os serviços  da Administração do Estado vão poder instalar serviços públicos nesses locais com maior facilidade, bem como o sector privado.

Reiterou a importância da preservação dos bens públicos e apelou para a denúncia de casos de vandalismo, apelando aos coordenadores, sobas e regedores do bairro a manterem-se vigilantes, de modo a proteger os bens públicos.

Utentes

Visivelmente satisfeitos, os utentes apoiam a ligação da rede pública em detrimento da  privada, onde o contrato chega a custar perto de cem mil kwanzas e a mensalidade sete mil, valores fora do alcance de muitos moradores.

Para Tavares da Costa, pai de quatro filhos, é uma grande satisfação poder desfrutar da energia eléctrica nestas condições, pois, “sem energia, a vida era muito dura”.

“Gastávamos muito dinheiro a comprar combustível para manter o gerador ligado, para conservar os frescos e assistir televisão”, recordou

Já Evangelista dos Santos  afirmou que estava cansada de esperar e chegou a pensar que este dia nunca mais chegaria, assinalando que alguns moradores abandonaram as residências por falta deste bem.

Antónia Benguela, outra moradora, conta que por falta de energia, para conservar os frescos, era obrigada, por exemplo, a escalar o peixe e pôr a secar, enquanto a carne e o frango eram preparados e degustados no mesmo dia, e os filhos eram obrigados a verem televisão em outras zonas.

Recentemente,  400 famílias beneficiaram de electricidade domiciliar e postes de iluminação pública no Bita Vila Flor, distrito urbano do Kilamba, município de Belas.

O referido município controla mais de 300 mil consumidores, mil 847 PT de energia eléctrica, dos quais 347 públicos e mil 500 privados