Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Água potável chega a mais de dez mil pessoas no Distrito Morro dos Veados

Pelo menos dez mil pessoas do distrito urbano do Morro dos Veados, município de Belas, em Luanda, estão a beneficiar, desde a última semana, de água potável, graças ao processo de dessalinização do líquido, a partir de um furo no subsolo.
Em declarações hoje, segunda-feira à ANGOP, o director municipal de Energia e Águas, Lucas Lima, disse que devido a proximidade da costa marítima, a água produzida na região através de furos é salubre, exigindo a sua dessalinização por empresa especializada.
Após o processo, a água é canalizada em tanques construídos horizontalmente, de onde os moradores retiram o liquido.
Por outro lado, 36 chafarizes foram instalados, desde Dezembro de 2022, no município de Belas, para dar resposta às dificuldades de abastecimento de água potável.
O projecto está a beneficiar os bairros Bita Santo António, Vila Flor e Zona Verde nos distritos do Quenguela, Morro dos Veados , Ramiros, Vila Verde e Kilamba.
Sessenta e três por cento da população do município de Belas não beneficia de abastecimento de água potável canalizada, com realce para os distritos urbanos do Quenguela, Ramiros e comuna da Barra do Kwanza, onde as famílias são abastecidas por camiões cisternas.
O problema, segundo as autoridades, poderá ser dirimido com a entrada em funcionamento do projecto de construção de um sistema de tratamento e distribuição de água em execução no Bita IV, distrito urbano do Quenguela.
Com cerca de 700 mil habitantes, Belas é composto pelos distritos urbanos do Kilamba (sede), Quenguela, Ramiros, Vila Verde, Cabolombo, Morro dos Veados, Ramiros e comuna da Barra do Cuanza.
Surgido com a Divisão política de Luanda e Bengo, definido à luz da Lei nº 229/11, de 1 de Setembro, o município de Belas tem de superfície mil e 77 quilómetros quadrados