Kilamba24horas

Moradores da Vila Flor pedem intervenção da ENDE para resolver problemas de energia na Verdinha

Os moradores da zona da Verdinha, na Vila Flor, manifestaram-se nesta semana contra a má qualidade do fornecimento de energia eléctrica no bairro, denunciando a fragilidade das infraestruturas actuais e pedindo a intervenção imediata da ENDE para garantir mais segurança e estabilidade no serviço.

A principal reclamação recai sobre a gestão da cabine eléctrica local, que ainda se encontra sob tutela de uma empresa privada, mesmo após vários apelos da população para que seja integrada na rede pública. Segundo os munícipes, apesar de existirem postes de distribuição, muitos deles são de madeira e encontram-se em avançado estado de degradação.

“Já é tempo da ENDE pôr mão na massa para uma boa distribuição. Os postes de madeira estão já danificados e quase a cair. Precisamos urgentemente de postes de betão, para maior segurança”, alertou um dos moradores em declarações partilhadas num grupo comunitário.

A Verdinha é apenas um dos vários bairros da Vila Flor a enfrentarem longos períodos de escuridão e cortes constantes de energia, o que tem afectado a qualidade de vida, a segurança dos moradores e até a actividade de pequenos negócios locais. “Vila Flor não é só o bairro da Mutamba. Existem muitos outros bairros que estão no escuro”, frisou um residente.

A comunidade espera que a Administração Municipal e a Direcção Provincial da ENDE possam atender ao apelo e iniciar um processo de transição da gestão eléctrica para garantir um fornecimento estável, seguro e acessível, com a substituição dos postes antigos por estruturas de betão mais resistentes e duradouras.

Além da segurança física, a energia eléctrica está directamente ligada ao desenvolvimento local, e os moradores esperam que o seu bairro não continue esquecido nas políticas de electrificação urbana.