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Metro de Superfície de Luanda vai ligar a Centralidade do Kilamba ao Porto de Luanda, garante João Lourenço
Na perspectiva, de se melhorar a mobilidade em Luanda, o presidente do MPLA informou que o Executivo continua a negociar com os financiadores do projecto “Metro de Superfície de Luanda”, que numa primeira fase vai ligar a Centralidade do Kilamba ao Porto de Luanda.
Segundo João Lourenço, que falava durante o acto de massas que assinalou o lançamento da campanha do MPLA, a que os militantes designaram a “grande partida” rumo à vitória nas Eleições Gerais de 24 de Agosto, o projecto que vai a ser lançado ainda este ano, é uma parceria público-privada, e onde a sua primeira fase terá 37 quilómetros e poderá custar 28 milhões de dólares.
No global, a linha do Metro de Superfície de Luanda terá uma extensão de 149 quilómetros, abrangendo os eixos Porto de Luanda/Cacuaco, Avenida Fidel Castro Ruz/Benfica, Porto de Luanda/Largo da Independência e Centralidade do Kilamba/Porto de Luanda.
O Metro de Superfície de Luanda será desenvolvido num regime de parceria público-privada, envolvendo agentes que garantam a execução rigorosa das várias componentes, associadas ao investimento.
“Os trabalhos desenvolvidos, até à data, permitiram estabelecer dois memorandos de entendimento com um parceiro de experiência internacional, a SIEMENS, abrangendo também a componente tecnológica e formativa”, explicou Ricardo de Abreu.
A companhia alemã Siemens Mobility foi a escolhida desde então para construir o Metro de Superfície de Luanda, no âmbito de uma parceria público-privada, com arranque inicial previsto para 2019. Angola terá uma participação minoritária no projecto, que ronda os 30%, cabendo à outra parte (70%).