Kilamba24horas

Matias Damásio canta no Festival solidário em Oeiras Portugal

 Matias Damásio canta no Festival solidário em Oeiras Portugal

O músico angolano Matias Damásio faz parte do cartaz de diversos artistas da lusofonia que actuam, em Oeiras, Portugal, num festival de música, que arranca no dia 24 deste mês, exactamente seis meses depois da invasão da Ucrânia por forças russas, para se comemorar o Dia da Independência da Ucrânia.

Em Oeiras, o festival de música, com duração de quatro dias, pretende demonstrar solidariedade para com o povo ucraniano. Uma bandeira humana da Ucrânia é o primeiro acto dos quatro dias de festival, que conta com diversos artistas da lusofonia no cartaz.

Estão já confirmados para além de Matias Damásio, os nomes de Áurea, HMB, Luís Represas, Martinho da Vila, Cláudia Leitte e Paula Toller. Anna Trincher, Kola, Dzidzio, Oleksandr Ponomariov e Iryna Fedyshyn, artistas ucranianos, fazem igualmente parte do cartaz para os quatro dias.

Os ucranianos constituem, nesta altura, a segunda maior comunidade estrangeira residente em Portugal, com 44.074 imigrantes documentados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) em 2012, sendo apenas inferior à comunidade brasileira.

O Festival Connect é um evento solidário que tem como objectivo a manutenção do apoio humanitário à população ucraniana, e é uma organização da UA.PT., uma associação de ucranianos e portugueses, criada em Fevereiro passado, como resposta à crise humanitária provocada pela invasão russa.