Kilamba24horas

Lavrov diz que visita de Pelosi a Taiwan é tentativa de “irritar” a China

 Lavrov diz que visita de Pelosi a Taiwan é tentativa de “irritar” a China
O ministro dos Negócios Estrangeiros russo acusou ainda os Estados Unidos de agirem com “impunidade”.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, considerou, esta quarta-feira, que a visita da líder da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América (EUA), Nancy Pelosi, foi uma tentativa de Washington de “irritar” Pequim.

O ministro acusou ainda os Estados Unidos de agirem com “impunidade”. “Os Estados Unidos têm o desejo de provar que são impunes e podem fazer o que querem”, frisou.

Nancy Pelosi aterrou, na terça-feira, em Taiwan, apesar das ameaças da China, sendo a mais importante responsável norte-americana a visitar a ilha nos últimos 25 anos. Pequim, que considera Taiwan parte integrante do território da República Popular da China, considerou a visita de Pelosi uma “grande provocação” e, em resposta, enviou 21 aviões militares para a Zona de Identificação da Defesa Aérea de Taiwan.

Impôs ainda, pelo segundo dia consecutivo, sanções comerciais a Taiwan proibindo a importação de citrinos, rebentos de bambu congelados e dois tipos de peixe, bem como a bloqueou a exportação de areia para a República da China.