Kilamba24horas

Felizardo Ambrósio “Miller” substitui António Monteiro

 Felizardo Ambrósio “Miller” substitui António Monteiro

Felizardo Ambrósio “Miller”, extremo poste do 1º de Agosto, foi repescado pelo seleccionador nacional, Josep Clarós “Pep”, para disputar a primeira janela de qualificação zona africana para a Copa do Mundo de 2023, a decorrer de 26 a 28 do mês em curso, na cidade de Benguela, em substituição do extremo poste do Sporting Clube de Portugal, António Nicolau Monteiro.

“Miller”, como é carinhosamente chamado nas lides da “bola ao cesto, foi chamado de emergência pelo “comandante” dos hendecacampeões africanos, face à indisponibilidade de António Nicolau Monteiro, que já representou as selecções jovens de Portugal.

Devido a aspectos administrativos, que não foram devidamente tratados, o jogador angolano, que manifestou vontade de representar o “cinco” nacional, vê o sonho temporariamente adiado.

Felizardo Ambrósio “Miller”, atleta que tem sido alvo de muitas lesões nas últimas temporadas, seguiu ontem para a cidade das Acácias Rubras, e já trabalha com o grupo às ordens de Josep Clarós “Pep”.

Curiosamente, o seleccionador nacional vai disputar a primeira janela de qualificação zona africana para a Copa do Mundo de 2023 tripartida (Filipinas, Japão e Indonésia), apenas com a prata da casa.

Dos catorze jogadores que trabalham nesta altura sob batuta do treinador catalão, seis disputaram a fase final da 30ª edição do Campeonato Africano das Nações de basquetebol sénior masculino, Afrobasket, decorrido nos meses de Agosto e Setembro  do ano em curso, em Kigali, capital do Rwanda.

Trata-se de Glofate Buiamba, Gerson Gonçalves “Lukeny”, Teotónio Dó, Childe Dundão, Aboubakar Gakou e Jilson Bango.
Carlos Morais, Edson Ndoniema, Hermenegildo Santos e Leonel Paulo, que também disputaram  o Afrobasket de Kigali e faziam parte da convocatória, foram afastados do grupo devido a lesões.

Entretanto, o combinado nacional realiza hoje, no Pavilhão Matrindindi, mais duas sessões de treino, na projecção da primeira janela de qualificação para a Copa do Mundo de 2023.

O aprimoramento da componente física, sem esquecer os aspectos técnicos e tácticos, têm dominado as sessões de treino dos hendecacampeões africanos.

Angola defronta, na estreia, a Costa do Marfim, actual campeã africana, no dia 26 do mês em curso.