Mais de 200 mil eleitores estão registrados no Município de Belas para participarem nas Eleições Gerais de 2022, que acontece no próximo dia 24 de Agosto.
Segundo informações que a redacção do KILAMBA 24 HORAS teve acesso, esse número de eleitores estão divididos entre todas as localidades do município, nomeadamente Barra do Kwanza, Kilamba, Ramiros, Cabolombo, Quenguela, Vila Verde e Morro dos Veados.
Ainda sobre as próximas Eleições Gerais angolanas, a última semana registrou uma campanha de educação cívica eleitoral aos municípes de Belas, organizado pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), e que contou com 130 activistas, divididos em 19 equipas.
De acordo com o presidente da Comissão Municipal Eleitoral do Belas, António de Rosário, falando aos jornalistas do KILAMBA 24 HORAS, disse que o objectivo foi intensificar a campanha de mobilização da população, inclusive nas zonas de difícil acesso.
Os activistas trabalharam em regime de porta à porta, em mercados, igrejas e outros locais com maior concentração de potenciais eleitores em todo o Município de Belas.
As Eleições Gerais de 2022 prevê a participação de mais de 14 milhões e 399 mil eleitores, dos quais 22 mil e 560 residentes no estrangeiro.
Sete partidos e uma coligação concorrem ao pleito eleitoral, nomeadamente MPLA, UNITA, PRS, FNLA, PHA, APN, P-NJANGO e CASA-CE.
Estas são as quintas eleições da história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017.