Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Educação, Saúde e Energia como prioridades na nova Administração de Belas
O administrador do município de Belas, em Luanda, Miguel de Almeida, elegeu os sectores da educação, saúde, água e energia, bem como saneamento básico como prioridades para os próximos cinco anos.
No sector da educação, apesar do crescimento da rede escolar com 17 escolas, disse urgir a necessidade de melhorar e aumentar a oferta escolar, por isto na carteira de projectos está inscrito um conjunto de acções para dar resposta.
Projecta-se, igualmente, a formação técnica e profissional dos jovens para concorrerem para o mercado de emprego com valências, enquanto que no ramo da saúde por via dos programas do PIIM e Combate Pobreza, perspectiva aumentar a oferta da assistência médica e medicamentosa com a construção de mais unidades sanitárias do nível primário, e iniciar programas da cultura da saúde preventiva.
De acordo com Miguel de Almeida, nos sectores do fornecimento de água potável e energia eléctrica, se prevê o aumento destes serviços com os vários projectos da EPAL e ENDE , em curso.
A nível municípios nos bairros Mundial, Vila Verde, Tombo, Tanque 1 e 2, Jacaré 1 e 2 Cuca, Kitona, Kididi, entre outros dos distritos do CaboLongo, Ramiros, Quenguela, Vila Verde e Morro dos Veados se prevê a aquisição de um kits de terraplanagem, a constituição de brigadas para a reabilitação de 100 quilómetros de estradas, contando com outros recursos públicos dentro do plano de intervenção urbana para Luanda.
Miguel de Almeida pediu aos munícipes que exijam, denunciem e cobrem acções da administração municipal, mas principalmente que sejam bons cidadãos.
Os cerca de 700 mil habitantes do município, que é composto por seis distritos urbanos: Kilamba (sede municipal), Morro dos Veados, Cabolombo, Quenguela, Vila Verde e Ramiros, e pela comuna da Barra do Cuanza, representam aproximadamente 7,29% da população total da província de Luanda, que é estimada em 8.523.574 habitantes, segundo a projecção do Instituto Nacional de Estatística-2020.