Kilamba24horas

Distrito Urbano do Kilamba acolhe Feira de Saúde Mental

 Distrito Urbano do Kilamba acolhe Feira de Saúde Mental

Uma  feira de saúde mental, com atendimento psicológico gratuito, acontece no próximo fim-de-semana, no distrito urbano do Kilamba, Luanda, para  promover melhores práticas parentais na educação dos filhos.

Em declarações à ANGOP, esta terça-feira, a coordenadora do evento, Antónia Lionjanga, disse que com este projecto, a ter lugar nos próximos dias 02 e 03, pretende-se, por um lado, alertar os pais dos perigos da falta do contacto afectivo com os filhos.

“Temos dados científicos que o afastamento afectivo, por largos períodos acaba por trazer consequências, como baixa auto-estima, insegurança, depressão, transtornos de ansiedade que culminam muitas das vezes com suicidios”, esclareceu.

De acordo com a psicóloga-clínica existe ainda a susceptibilidade para o abuso sexual e outros fenómenos,  como a entrada para o mundo do crime e da droga.

Explicou que nos dois dias de feira, entre  09 às 18 horas, cerca de cinquenta psicólogos vão realizar consultas gratuitas e nos casos mais graves um psiquiatra estará disponível para intervir, sublinhando que as pessoas consultadas serão encaminhadas para centros de atendimento psicológico mais próximos da sua área de residência.

Fez saber que serão realizadas várias palestras sobre o assunto, actividades recreativas para pais e filhos, dança e música ao vivo, bem como pontos de venda de vários produtos.

Realçou que a feira realizada pela empresa Okosandjilia e produzida pelo podcast “Mentes saudáveis”, conta com o apoio da Direcção Nacional de Saúde Pública, através do Programa de Saúde Mental.

Para o efeito, anunciou que a directora de Saúde Pública, Massoxi Vigario, vai apresentar os dados estatísticos  sobre os transtornos mentais na sociedade, bem como a presença na feira do Instituto Nacional de Sangue, Instituto Nacional de HIV e da Associação Angolana de Epilepsia.

A  Feira de Saúde Mental – Crescer saudavelmente tem como lema “Pais, o suporte vital para o desenvolviemnto equilibrado”.