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Contadores pré-pago da EPAL já em uso na Centralidade do Kilamba

 Contadores pré-pago da EPAL já em uso na Centralidade do Kilamba

A Centralidade do Kilamba já conta com alguns contadores pré-pago e que estão a dar resultados positivos, segundo o director de Comunicação, Marketing e Relações Institucionais da empresa, Vladimir Henda Bernardo.

Sobre esta iniciativa, o director de comunicação fez saber que estas centralidades que experimentaram o sistema de contador pré-pago terão este ano, integralmente, esses dispositivos de controlo. Na mesma senda, a EPAL irá instalar contadores pré-pagos nos grandes consumidores, locais onde já foram realizados levantamentos técnicos.

Clientes devem Kz 120 mil milhões 

Entretanto, a dívida acumulada dos clientes da Empresa Pública de Águas de Luanda (EPAL) está cifrada em 120 mil milhões de kwanzas, conforme Vladimir Bernardo.

Num breve balanço do exercício de 2023, revelou que cerca 85 por cento do global da dívida está concentrado nos clientes particulares, fundamentalmente dos bairros periurbanos e das centralidades.

Segundo o director, as centralidades, que recebem água 24/24 horas, beneficiam do fornecimento do produto, com alguma interrupção no período das 08 às 18 horas, porém apenas 44% dos clientes pagam o consumo.

Disse que a empresa contabiliza 410 mil clientes, dos quais 400 particulares e 10 empresariais. Deste global de consumidores, menos de 45 % paga o consumo à EPAL.

Para alterar o quadro actual do endividamento dos clientes, Vladimir Henda Bernardo reiterou que a empresa tem ido ao encontro dos clientes de forma directa, e promove campanhas de sensibilização para que os mesmos negociem as respectivas dívidas.

A EPAL conta com 21 agências de cobranças, das quais uma virtual, onde os clientes podem consultar a sua conta corrente e efectuar os respectivos pagamentos, aliado aos Multicaixa Express, caixas automáticas e dos serviços dos bancos comerciais.