Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Centralidade do Kilamba ganha posto de abastecimento de carros eléctricos de 45 milhões de kwanzas
A empresa de Carregadores de Veículos Eléctricos (CVE) investiu 50 mil euros, cerca de 45 milhões de kwanzas, para a instalação de um posto de abastecimento de carros eléctricos.
A inauguração do novo posto aconteceu ontem, em Luanda, no Distrito Urbano do Kilamba, e tem a capacidade para abastecer quatro veículos em simultâneo.
A iniciativa da CVA em instalar postos de abastecimento para veículos eléctricos visa mitigar o impacto do uso dos combustíveis fósseis no ambiente e contribuir para diminuição de enchentes em locais de abastecimento de veículos.
Falando à imprensa, o sócio-gerente da CVE, Adilson Alexandre, disse que os dois equipamentos instalados, no posto de abastecimento, visam dar resposta à escassez e aos inúmeros embaraços apresentados pelos automobilistas, devido às longas horas de espera para abastecer os veículos, por défice de postos.
O gestor avançou que cada equipamento possui uma potência de 22 Kw, e com a capacidade de atender dois veículos em simultâneo, permitindo percorrer cerca de 225 quilómetros durante o dia.
Adilson Alexandre disse que para o próximo ano, a empresa perspectiva adquirir mais equipamentos com o objectivo de abastecer carga bruta em menos tempo.
“Em condições normais um veículo leva cerca de quatro a cinco horas, para ser totalmente abastecido, com a carga leva cerca de uma hora, com carga bruta”, disse.
O administrador do Distrito Urbano do Kilamba, Hélio Aragão, reconheceu que, actualmente, os equipamentos já são uma realidade na Europa e, em Angola, começam, igualmente, a ter uso regular. “Existem muitos munícipes do Distrito Urbano do Kilamba com veículos eléctricos e com dificuldades em carregar as baterias, em função dos postos disponíveis. Estes novos equipamentos vão ajudar a diminuir o fluxo de enchentes”, notou.