Kilamba24horas

Centralidade do Kilamba é dos principais marcos da cooperação China-Angola

 Centralidade do Kilamba é dos principais marcos da cooperação China-Angola

A Centralidade do Kilamba é um dos principais marcos no sector das obras públicas e urbanismo da cooperação China-Angola, segundo o o embaixador da China acreditado em Angola, Gong Tao.

O diplomata que falava nas festividades alusivas aos quarenta anos de cooperação entre os dois países, frisou ainda que neste quadro de parcerias, foram igualmente construídos dois mil e 800 quilômetros de caminho-de-ferro, 100 escolas, 50 hospitais e outras infra-estruturas.

Gon Tao sublinhou que os investimentos feitos pelas empresas chinesas em Angola contribuíram  para a diversificação e industrialização da economia.

Outro sector realçado na intervenção foi o da defesa e segurança, com o intercâmbio no domínio da tecnologia militar e formação profissional.

Ressaltou que até a data o seu país tem sido o maior parceiro comercial de Angola, com um grande mercado de exportação que lhe torna numa importante fonte de investimento.

Para o embaixador, nos últimos 40 anos se estabeleceu um exemplo de amizade entre China e África.

Segundo ele, a  China tem apoiado activamente o desenvolvimento de Angola e fornecido assistência, através de projectos de doação e de formações nas áreas do comércio, agricultura, saúde, comunicação social e política.

Outra área onde a China actua, de acordo com embaixador,  é a da saúde, com o envio de cinco equipas médicas chinesas, compostas por 70 profissionais, que atenderam mais de  400 mil pacientes angolanos.

Foram igualmente disponibilizadas centenas de bolsas de estudo para estudantes angolanos.

Angola e a China estabeleceram a 12 de Janeiro de 1983 relações diplomáticas, abrindo um novo capítulo na história da amizade tradicional entre os países.

Nestes 40 anos, independentemente das mudanças das situações internacionais e internas, a China e Angola sempre estiveram unidas na assistência mútua alcançando resultados importantes em vários domínios.