Kilamba24horas

CAN da Côte d´Ivoire transferido para 2024

 CAN da Côte d´Ivoire transferido para 2024

Ao contrário do período previsto para 20 a 28 de Março de 2023, a Confederação Africana de Futebol (CAF), decidiu, este domingo, passar a fase final da 34ª edição, para Janeiro/Fevereiro de 2024, a disputar-se na Côte d´Ivoire.

A marcação resultou de uma reunião do Comité Executivo da CAF realizada em Rabat (Marrocos), à margem do CAN feminino.

O presidente da CAF, o sul-africano, Patrice Motsepe, justificou que a alteração se deve ao clima, designadamente a chuva intensa que costuma cair na Côte d´Ivoire em Março.

Trata-se, disse, de uma situação que pode causar tensões com os clubes europeus, face à cedência de jogadores africanos que actuam nas ligas daquele continente.

Questionado, por jornalistas se a questão não se repetirá, também, em 2025, para o CAN previsto para Junho/Julho, disse que “todas essas questões foram e estão sendo monitoradas de perto pelo Comité Executivo e faremos um anúncio apropriado oportunamente…”Angola, inserida no Grupo D, das eliminatórias, iniciou a corrida para a qualificação à fase final do CAN, agora transferido para 2024, com vitória diante da República Centro Africana (RCA), por 2-1, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda e, seguidamente, um empate (1-1) frente ao Madagáscar, em Antananarivo.

Entre 19 e 27 de Setembro, Angola disputa um duplo jogo, diante dos Black Stars do Ghana, pontuável para a terceira e quartas jornadas.