Kilamba24horas

Belas recebe 11.º Fórum Provincial da Mulher no Meio Rural

 Belas recebe 11.º Fórum Provincial da Mulher no Meio Rural

O município de Belas, propriamente a Comuna da Barra do Cuanza, foi o local escolhido para acolher o 11.º Fórum Provincial da Mulher no Meio Rural, sob o lema “A Mulher no Meio Rural, a Chave para o Desenvolvimento”.

Organizado pelo Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género, o evento visou valorizar e promover a inserção social e económica da mulher no meio rural, bem como colher contributos para a melhoria da execução de programas e políticas de desenvolvimento rural.

Com presença do Vice-governador para o Sector Político e Social, Manuel Gonçalves, em representação do Governador de Luanda, Manuel Homem, onde realçou a necessidade de uma reflexão sobre a acção das mulheres na comunidade, tendo em conta a sua intervenção nas mais diversas áreas.

Os trabalhos do fórum foram orientados pela directora provincial da Acção Social Família e Promoção da Mulher, Olga Chiaca.

O fórum analisa a situação social e económica da mulher rural nas suas múltiplas dimensões, de forma a reorientar as acções de melhoria da produção e escoamento dos produtos e de combate à pobreza.

Sob o lema “a mulher no meio rural, a chave para o desenvolvimento”, o evento debateu temas como “a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento das comunidades”, “agricultura, agroindústria e alimentação” e a “importância da participação da mulher rural no cooperativismo”.

Participaram no fórum representantes das administrações municipais, da FAO, ADRA, INAPEM, autoridades tradicionais, associações de camponeses, entre outros.