Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Belas fora dos municípios com mais vandalização de bens públicos
O Município de Belas é dos lugares da província de Luanda com menos vandalização de bens públicos, revelou o Governador da Província, Manuel Homem.
O dirigente falava no final da reunião de avaliação do Programa de Protecção dos Bens Públicos da província, realizada na sede do Governo de Luanda, naqual participaram o coordenador, Cristino Deitunga, administradores municipais, directores e delegados provinciais.
“Constatamos que é nos mercados informais, onde têm sido os locais de venda do material vandalizado ou furtado na via pública”, disse o governador, que anunciou o alargamento da actividade da Comissão Provincial de Protecção dos Bens Públicos aos recintos escolares, centros de saúde e estabecimentos hospitalares, com o intuito de desencorajar a vandalização.
“A vandalização ocorre, também, nas escolas, centros de saúde, hospitais, em infra-estruturas públicas da província de Luanda. O nosso trabalho vai continuar a ser incisivo, de forma a controlarmos a vandalização”, garantiu.
Segundo Manuel Homem, durante os 90 dias de actividade da comissão, foi identificado o envolvimento de cidadãos estrangeiros nas acções de pesagem do material ferroso.
Cazenga e Viana, revelou, são os municípios que exigem uma maior atenção das autoridades, devido à extensão territorial e o número de habitantes.
“Neste momento, já tivemos seis detenções e seis cidadãos tiveram um julgamento sumário. Vamos reforçar a actividade. Queremos ser mais rigorosos na protecção dos bens públicos na província de Luanda”, asseverou.
O governador ficou sem avançar os prejuízos financeiros resultantes da vandalização de bens públicos, por a comissão não ter feito ainda uma estimativa dos custos, mas admitiu que os mesmos são avultados.
Durante os três meses de actividade da Comissão Provincial de Protecção dos Bens Públicos, foram recuperadas mais de 200 tampas de esgotos, mas, ao todo, foi subtraído da via pública o dobro deste número.