Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Basquetebol/Mundial: Pré-Selecção Nacional encerra estágio amanhã
Depois de três semanas de trabalho, delegação angolana deixa Portugal esta quarta-feira com destino a Abidjan.
A Pré-Selecção Nacional de basquetebol sénior masculina encerra amanhã, terça-feira, o estágio pré-competitivo que efectua no Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, Portugal, tendo em vista a disputa da quarta e penúltima janela de qualificação zona africana para a Copa do Mundo de 2023, a decorrer de 26 a 28 do mês em curso, em Abidjan, capital da Côte d’Ivoire.
Durante aproximadamente três semanas e meia, os hendecacampeões, que buscam a sexta presença numa fase final de uma Copa do Mundo, nona no geral, trabalharam de forma intensa os aspectos técnicos e tácticos, visando a aludida competição.
O oprimoramento da condição física tem dominado as sessões de treinos da Pré-Selecção Nacional, que tenciona fazer o pleno em Abidjan, cidade que acolhe de forma consecutiva mais uma janela Fiba-Mundo.
Os ivorieenses haviam albergado de um a três de Julho último, a terceira janela de qualificação zona africana para a Copa do Mundo de 2023, prova que pela primeira na história da Fiba-Mundo, será realizada em três países, designadamente Japão, Filipinas e Indonésia, respectivamente.
Entretanto, ao contrário do que estava inicialmente programado, os hendecacampeões africanos vão viajar esta quarta-feira, dia 24, para a cidade de Abidjan, palco da disputa da prova, sem realizar qualquer jogo de controlo.
No Velho Continente, estavam programados três a quatro jogos de controlo, amistosos que o seleccionador nacional, Josep Clarós “Pep”, decidiu cancelar.
A postura evidenciada pelo Sporting Clube de Portugal, que, estranhamente, não liberou os atletas António Monteiro e João Fernandes, para representarem o combinado angolano, fez com que o técnico catalão “congelasse” o jogo amistoso com aquela agremiação desportiva lusa.
Os desafios que estavam agendados com o Sport Lisboa e Benfica também foram cancelados pelo seleccionador nacional dos hendecacampeões africanos.
Ainda assim, Josep Clarós “Pep” acredita que a Selecção Nacional estará no máximo da sua força, durante a disputa da quarta e penúltima janela de qualificação zona africana para a munfial da Ásia.
Dos vinte e dois (22) atletas convocados inicialmente, apenas dezoito (18), responderam de forma positiva a chamada do seleccionador nacional.
Depois da primeira triagem efectuada pelo seleccionador nacional, onde se destaca o afastamento do extremo poste do Petro de Luanda, Aboubakar Gakou, o grupo ficou reduzido a quinze (15) jogadores.
Foram ainda dispensados, Joel António, André Nsingue e Gilson Matins.
A triagem final acontece amanhã, terça-feira, após a derradeira sessão de treinos, antes da viagem para Abidjan.
O seleccionador nacional vai levar treze (13) jogadores para Abidjan.
O base Dimitri Maconda do Aris da Holanda, 20 anos, vai fazer a sua estreia no cinco nacional, equacionado que está as questões burocráticas.
O jovem nascido na Holanda falhou a estreia no hendecacampeões africanos, durante a disputa da terceira janela de qualificação zona africana para a Copa do Mundo de 2023, prova disputada em Abidjan, de um a três de Julho último, por questões administrativas.