Kilamba24horas

ANIESA encerra estabelecimentos por funcionar em péssimas condições no município de Belas

 ANIESA encerra estabelecimentos por funcionar em péssimas condições no município de Belas

A Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) encerrou temporariamente a actividade comercial de uma panificadora no Município de Belas, nomeadamente a Padaria e Pastelaria Nalipe, por funcionar em péssimas condições de habitabilidade.

O encerramento do referido estabelecimento vem para ser mais uma prova de que a transgressão administrativa tem os dias contados no município, com a ANIESA em acção, nos termos do Artigo 5°/4 de 07 de Outubro.

Para Mendes Paulino, Director Municipal de Fiscalização, Inspecção das Actividades Económicas e Segurança Alimentar, a ANIESA é um “órgão indepedente e competente nas suas actividades, e onde fizemos uma acção de inspecção no estabelecimento e que se encontrava em situações desagradáveis do ponto de vista de salubilidade, e portanto achamos bem proceder o encerramento, em vez do aconselhamento pedagógico”.

Ainda na sua abordagem, o Director acrescentou que a falta de higiene no local de trabalho é um atentado a saúde pública, pelo que “vimos que o agente económico não tinha as plenas condições para exercer essa actividade”.

Segundo o que a redacção do KILAMBA 24 HORAS apurou, nas duas últimas semanas, a ANIESA inspeccionou um variado leque de estabelecimentos em todo município de Belas, o que representa um grande trabalho no ano transato, principalmente na área do Comércio, Hotelaria e Turismo, Indústria e no sector da Saúde.

Nesses sectores de actividade, os inspectores em campo constataram mais de 410 infracções de natureza diversas, tendo detectado, como casos recorrentes, o contínuo exercício da actividade sem licença, a falta de asseio e higiene, a existência de produtos expirados e a mistura de produtos numa mesma arca de conservação.